Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Avast melhora proteção de seu firewall gratuito; veja o que muda

Por| Editado por Claudio Yuge | 19 de Janeiro de 2022 às 23h20

Link copiado!

Reprodução/Avast
Reprodução/Avast
Tudo sobre Avast

A Avast lançou atualizações para o Avast Free Antivirus, sua solução de segurança gratuita; e para o Avast Premium Security, programa pago que conta com configurações mais robustas de proteção. As novas versões trazem novidades para a firewall de ambos os softwares.

No caso do Avast Free Antivirus, a atualização trouxe um novo firewall para a solução, capaz de proteger os usuários contra uma maior gama de ameaças, tudo isso de forma gratuita.

Já no Avast Premium Security, a atualização adiciona novos recursos avançados de firewall para uma proteção mais eficaz contra vazamentos de dados, ataques de falsificação e dispositivos maliciosos ao escanear portas abertas no PC do usuário.

Continua após a publicidade

“A complexidade das atuais ameaças pode tornar difícil para as pessoas acompanharem e entenderem como proteger melhor suas vidas digitais. Aprimoramos o nosso principal produto Avast Antivirus com um firewall gratuito, para tornar mais fácil para as pessoas manterem as suas vidas online seguras”, afirma Vita Santrucek, diretora de produtos da Avast.

Detalhes do novo firewall da Avast

O firewall da Avast oferece uma camada adicional de proteção, impedindo o acesso remoto não autorizado, quando conectado à rede doméstica ou redes desconhecidas em trânsito. A ferramenta contém os seguintes recursos para usuários da versão gratuita do Windows:

Continua após a publicidade
  • O firewall monitora a segurança da rede, observando e filtrando o tráfego de entrada e saída, impedindo o acesso não autorizado à rede do usuário ou a arquivos compartilhados, e bloqueando o tráfego de entrada inseguro na internet; além de definir adequadamente seu modo como Público ou Privado, dependendo do que a situação pedir.
  • Quando o usuário está envolvido em atividades mais arriscadas, como conectar-se a redes públicas em um café ou em um aeroporto, o modo Público oferece alta proteção. Ele bloqueia todas as conexões de entrada iniciadas por outros computadores e algumas portas/serviços, limita a comunicação com outros dispositivos; e normalmente torna o dispositivo não detectável na rede.
  • No modo Privado, em redes configuradas como confiáveis, o firewall bloqueia uma quantidade mínima de tráfego, sendo que o computador fica visível; e todos os serviços configurados são permitidos por padrão, como a Área de Trabalho Remota de entrada, arquivo e compartilhamento de impressora. A defesa também apresenta uma opção simples de “definir e esquecer” para conveniência do usuário; e opções de fácil personalização em uma customização avançada.

Já na versão paga disponível no Avast Premium Security, o firewall conta com as defesas oferecidas gratuitamente e também possui proteção contra vazamento, impedindo que os computadores diluam informações potencialmente confidenciais na rede, como nome do usuário, da máquina e e-mail. Além disso, o alerta de escaneamento de porta informa a detecção de outros dispositivos maliciosos tentando verificar o PC em busca de entradas abertas e outras vulnerabilidades.

Por fim, o firewall premium também alerta os usuários sobre ataques de falsificação do Address Resolution Protocol (ARP), que permitem que os cibercriminosos se infiltrem em uma rede local, mascarando o seu computador como um membro para roubar informações por meio de variados tipos de ameaças virtuais.