Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Avast fecha subsidiária de coleta de dados após escândalo de privacidade

Por| 30 de Janeiro de 2020 às 12h27

Link copiado!

Avast fecha subsidiária de coleta de dados após escândalo de privacidade
Avast fecha subsidiária de coleta de dados após escândalo de privacidade
Tudo sobre Avast

A Avast decidiu fechar a sua subsidiária de coleta de dados Jumpshot após esta se ver envolvida em um escândalo de venda de dados de usuários que acometeu ambas as companhias no início desta semana.

A situação remete à descoberta da ação da Jumpshot, publicada inicialmente pela PC Magazine e o site Motherboard, de que ela estaria recebendo as informações de navegação dos usuários de produtos da Avast — como o seu icônico antivírus — e promovendo a venda desses dados. Vale ressaltar: a venda em si não é ilegal nem incomum, sendo uma atividade empregada por inúmeras empresas com objetivo de oferecer publicidades mais próximas aos gostos dos usuários.

O problema com a Jumpshot foi que, ainda que os dados não revelassem identidades de usuários em si, eles apresentavam palavras-chaves buscadas, datas de publicações em redes sociais e outras informações de acesso. Com isso, argumentaram a PC Magazine e o Motherboard, é possível encontrar o usuário em questão por meio de engenharia social reversa. Esse tipo de possibilidade caracteriza invasão de privacidade, algo previsto de forma punitiva em diversas regulamentações de internet nos EUA, Reino Unido e até mesmo no Brasil, por exemplo.

Continua após a publicidade

Inicialmente, a Avast negou qualquer má conduta, mas uma reunião de emergência ao final desta última quarta-feira (29) fez com que o CEO da companhia de segurança, Ondrej Vlcek, anunciasse em seu blog oficial que ele, juntamente ao comitê de direção, decidiu “extinguir a coleta de dados da Jumpshot e descontinuar suas operações imediatamente”. Alguns clientes da Jumpshot incluíam Google, Unilever, McKinsey e o grupo de mídia internacional Omnicon, dono de diversas agências de relações públicas e publicidade aqui no Brasil.

Vlcek ainda ressaltou que tanto Avast como Jumpshot “agiram dentro das regulamentações previstas” na lei de proteção ao usuário (GDPR) europeia.

Fonte: CNET; Avast