Ataques por ransomware cresceram 485% em 2020

Por Wagner Wakka | Editado por Jones Oliveira | 08 de Abril de 2021 às 07h35
Rawpixel/Envato

O número de ataques por ransomware cresceu em 485% em 2020 em relação a 2019. É essa a descoberta feita por um estudo da Bitdefender, que acredita que a pandemia, infelizmente, colaborou para o cenário. 

A questão, de acordo com a empresa, está no medo das pessoas e na dificuldade de empresas em levar a segurança do escritório para o trabalho remoto. Segundo o levantamento, mais de dois terços dos ataques acontecerem no primeiro semestre do ano passado, quando o home office ainda era novidade. 

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Um ataque por ransomware acontece quando o criminoso consegue instalar um programa no computador da vítima e bloquear o acesso a todos os arquivos que estão no aparelho. O criminoso então passa a cobrar um resgate para devolver os arquivos e informações ao dono. 

O estudo também informou os aparelhos que mais foram usados para invasões. Os aparelhos de internet das coisas foram os mais visados junto a smart TVs, com crescimento de 335% dos ataques no comparativo anual. 

Fonte: TechRadar

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.