Publicidade

Ataque massivo DDoS tirou do ar sites de universidades e do governo da Bélgica

Por| Editado por Claudio Yuge | 06 de Maio de 2021 às 21h20

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

Um ataque massivo de negação de serviço (DDoS) realizado de forma coordenada conseguiu derrubar boa parte da internet da Bélgica na última terça-feira (4). A vítima foi o provedor governamental Belnet, que abriga instituições de pesquisa, universidades, o parlamento do país e outros serviços oficiais. Ao todo, mais de 200 organizações do país foram afetadas.

A situação obrigou diversas agências a adiar reuniões e debates importantes, já que as conexões necessárias para isso não estavam acessíveis. Segundo os responsáveis pela Belnet, os responsáveis que organizaram o ataque permanecem anônimos e, até o momento, não foram identificados roubo de informações ou a exploração de brechas de segurança.

“A Belnet ativou imediatamente seus procedimentos de crise e contatou o Centro Belga de Cibersegurança (CBC) para controlar o ataque”, afirmou a empresa em um comunicado enviado à Euronews. “Os times da Belnet continuam a monitorar a situação minuto a minuto”, complementa a mensagem.

Continua após a publicidade

Dirk Haex, diretor técnico da Belnet, acredita que o ataque tinha como objetivo principal saturar as redes da companhia e provocar incômodos. Ele afirma que, embora a empresa continue fazendo investimentos em cibersegurança, a escala de ataques DDoS, bem como o fato de os responsáveis mudarem suas táticas de maneira constante, dificultaram sua neutralização imediata.

Fonte: ZDNet, Euronews