ASUS ignora ultimato e hackers cumprem ameaça de vazar 1 TB de dados
Por Jaqueline Sousa • Editado por Jones Oliveira |

A ASUS passa por um momento delicado em relação à segurança digital da empresa: o grupo de ransomware Everest vazou cerca de 1 TB de dados confidenciais da companhia após um período de chantagem, cujo prazo definido para contato não teria sido respeitado pela multinacional.
- Anúncios falsos no TikTok Shop: como identificar e fugir dos golpes
- Campanha de phishing usa recurso do Google Cloud para roubar dados de empresas
De acordo com o Hack Read, o Everest disponibilizou na internet todos os dados roubados da ASUS, que incluem materiais sobre os modelos de inteligência artificial (IA) da empresa, arquivos de calibração e despejos de memória.
O grupo de hackers teria oferecido um período de 24 horas para a ASUS responder ao ataque, solicitando um resgate para não liberar as informações confidenciais. Alegando que o contato não foi realizado a tempo, os cibercriminosos, então, decidiram vazar esses dados na web, com a empresa confirmando a violação posteriormente. Pelo que se sabe, a falha foi atribuída a um fornecedor terceirizado.
Vazamento massivo de dados em ação
O Hack Read ainda identificou que as informações sigilosas vazadas da ASUS estão circulando em vários fóruns digitais clandestinos de língua russa. Os arquivos vazados também contam com dados das empresas de software ArcSoft e Qualcomm.
O ataque à ASUS, no entanto, não é o único promovido pelo grupo Everest. Além da violação contra a multinacional de hardware, os hackers realizaram outras investidas ao longo dos últimos meses de 2025, como uma invasão aos sistemas da Chrysler, uma fabricante americana de automóveis, que resultou no roubo de 1 TB de dados da empresa.
Outro ataque envolveu a Under Armour, uma companhia de roupas e equipamentos esportivos. O grupo alegou ter coletado 343 GB de informações sensíveis, que foram igualmente vazadas na internet em uma ação extremamente danosa para a companhia.
Leia também:
- Extensão de VPN rouba conversas do ChatGPT e do Gemini para vender dados
- Hackers exploram falha na autenticação de dois fatores da Fortinet há 5 anos
- Vírus escondido no famoso ativador KMSAuto infectou quase 3 milhões de PCs
Fonte: Hack Read