Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apps com malware burlam proteções da Google Play Store para infectar usuários

Por| Editado por Claudio Yuge | 10 de Maio de 2022 às 21h30

Link copiado!

Rubens Eishima/Canaltech
Rubens Eishima/Canaltech

A empresa de segurança Kaspersky encontrou mais aplicativos distribuídos na Google Play Store que trazem o malware Joker embutido em seu código. A ferramenta maliciosa é utilizada em uma série de golpes virtuais destinados a aparelhos Android.

O malware Joker é capaz de simular cliques em anúncios maliciosos para gerar receita para seus controladores, inscrever as vítimas em serviços premium de SMS para roubar dinheiros e cometer fraudes financeiras e roubar e enviar para os criminosos, via um servidor na Rússia, todas as informações da lista de contatos do aparelho. A ameaça já havia sido detectada em outros aplicativos na Google Play Store, que foram removidos pelo Google mas ainda podem ser baixados por meio de caminhos não-oficiais.

Dessa vez, porém, os aplicativos detectados são ameaças que já haviam sido removidas anteriormente da Play Store. Eles retornaram, segundo a Kaspersky, por meio da utilização de métodos para disfarçar o malware Joker das ferramentas de segurança do Google — como deixar o arquivo malicioso dormente até que os apps tenham sido aprovados pelos especialistas de segurança.

Continua após a publicidade

Como se proteger dos aplicativos maliciosos

Os apps detectados pela Kaspersky na Google Play Store nesse começo de maio são os seguintes:

  • Style Message;
  • Blood Pressure App;
  • Camera PDF Scanner.
Continua após a publicidade

Em geral, a forma mais efetiva para se proteger deste tipo de ameaça é procurar informações dos desenvolvedores dos aplicativos, ler os termos de uso dos programas e também sempre ficar atento às análises de usuários.

Agora, caso tenha baixado um aplicativo suspeito e esteja preocupado com a segurança de seu dispositivo, recomendamos a leitura desse guia do Canaltech para identificar sinais que esse tipo de programa possa estar presente em um smartphone.

Fonte: The Hacker News