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Apple monitora a utilização do iPhone para atribuir “pontuações de confiança”

Por| 20 de Setembro de 2018 às 18h20

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Apple monitora a utilização do iPhone para atribuir “pontuações de confiança”
Apple monitora a utilização do iPhone para atribuir “pontuações de confiança”

Uma atualização recente do iTunes revelou que a Apple coleta diversas informações relacionadas à forma como cada iPhone é utilizado. Segundo a companhia, a ideia é associar a cada aparelho uma “pontuação de confiança”, valor que é utilizado para ajudar na detecção de utilizações fraudulentas.

Embora não tenha revelado detalhes sobre como isso é feito, a Maçã admitiu que contabiliza dados como o número de ligações ou de emails enviados ou recebidos – supostamente para poder detectar alterações abruptas de comportamento, indicando que outra pessoa estaria usando o iPhone.

Sem publicidade direcionada

Ademais, há a garantia de que nenhum dos dados coletados será utilizado para veiculação de publicidade direcionada. De fato, os conteúdos de cada mensagem ou ligação nem sequer são registrados; trata-se apenas de identificar a frequência característica com que cada usuário envia mensagens ou emails, ou efetua ligações. Confira o informe completo abaixo:

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“A fim de ajudar a identificar e a prevenir fraudes, informações sobre como você utiliza o seu aparelho, incluindo o número de ligações ou emails enviados ou recebidos, serão utilizadas para calcular uma pontuação de confiança sempre que você tentar efetuar uma compra. O compartilhamento de dados foi projetado de forma que a Apple não tenha acesso aos conteúdos reais do seu aparelho, e as pontuações são mantidas durante um período fixo de tempo em nossos servidores.”

Embora provavelmente seja impossível garantir que esse tipo de informação não acabe remanejada de maneiras imprevistas, vale lembrar que as garantias anunciadas no iTunes sem dúvida se coadunam com o discurso oficial da Apple. “Nós acreditamos que a privacidade é um direito humano fundamental, e desenvolvemos produtos e serviços que minimizem a necessidade de coletar dados de clientes”, disse a companhia em um informe recente, garantindo que é sempre “transparente” e que “desassocia” as informações dos usuários.

Fonte: iTunes