Publicidade
Conteúdo apoiado por

App para Android detecta AirTags melhor do que solução oficial da Apple

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

Compartilhe:
Foto: Mark Chan (Unsplash)
Foto: Mark Chan (Unsplash)

Os problemas de monitoramento sem consentimento da AirTag da Apple são um tópico recorrente no mundo da segurança digital, principalmente para usuários do Android, que não contam com formas oficiais de detecção tão efetivas quanto as disponíveis para o iOS. Com isso em mente, um grupo de desenvolvedores programaram uma solução para o software do Google, e que de acordo com um estudo, é mais efetiva que a disponibilizada oficialmente pela Maçã.

As AirTags da Apple contam com sistemas de alerta que avisam usuários quando elas estão sendo utilizadas — o que pode fazer com que pessoas que não têm ciência que uma etiqueta inteligente está as rastreando possam detectá-la.

Além dos alertas, a Apple também disponibilizou o aplicativo Tracker Detect tanto para o iOS quanto para o Android, mas enquanto no sistema proprietário da empresa ele realiza escaneamentos automáticos, na versão para o software do Google os usuários só podem ativar essa função manualmente — além de relatos indicarem uma precisão inferior de detecção das AirTags nela.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Foi esse cenário que levou ao desenvolvimento do AirGuard, um aplicativo de rastreamento de AirTags criado pelos pesquisadores da Universidade de Darmstadt, na Alemanha — um programa que atua de forma automática e sem necessidade de interação com usuários. O app, lançado em agosto de 2021, é capaz de detectar todos os dispositivos que utilizam a rede Buscar da Apple, como a AirTag, além de rastreadores inteligentes de outras empresas.

Superior ao iOS

O AirGuard atualmente conta com 120 mil usuários, que tiveram seus dados coletados pelos pesquisadores para a realização de um estudo. E, de acordo com o relatório, a detecção do aplicativo alemão é superior a até mesmo a presente no programa criado pela própria Apple para o iOS, encontrando mais AirTags em um mesmo ambiente que a solução oficial.

Além disso, o relatório afirma que a AirGuard também conseguiu detectar com facilidade rastreadores implantados em carros, feitos que outros programas do tipo, incluindo o oficial da Apple, tem dificuldade de realizar.

Para usuários de Android, o AirGuard (disponível neste link) é uma boa opção para checar se existe alguma AirTag o monitorando, mas alertamos que para seu funcionamento ele exige algumas permissões no smartphone, como localização a todo momento — o que pode fazer com que ele se torne menos atraente para algumas pessoas.

Fonte: BleepingComputer