Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Após atualização, Microsoft Defender identifica arquivos Office como ameaças

Por| Editado por Claudio Yuge | 01 de Dezembro de 2021 às 13h58

Link copiado!

Após atualização, Microsoft Defender identifica arquivos Office como ameaças
Após atualização, Microsoft Defender identifica arquivos Office como ameaças
Tudo sobre Microsoft

Uma atualização do Microsoft Defender para Ponto de Extremidade (versão focada na proteção de endpoints), lançada na terça-feira (30), está impedindo a abertura de documentos do Office e de executáveis. O motivo? A falsa identificação do malware Emotet nesses arquivos.

Os problemas começaram desde a atualização 1.353.1874.0 do Microsoft Defender para Ponto de Extremidade. Segundo alguns administradores de rede, qualquer arquivo do Office com referências ao executável MSIP.ExecutionHost.exe está sendo barrado pela solução de segurança.

Continua após a publicidade

Até o momento, a Microsoft ainda não divulgou nenhum detalhe sobre o que está causando o problema. Uma hipótese é que a companhia tenha aumentado a sensibilidade para detecção de comportamentos parecidos com o da rede de malware Emotet, que começou a ser identificado novamente por pesquisadores de segurança.

O vírus Emotet

O Emotet é um cavalo de troia que pode instalar outras ameaças para roubar dados bancários das vítimas. Até o final de 2020, ele era a praga digital mais recorrente do cenário de segurança virtual mundial.

Em janeiro deste ano, os servidores da Emotet foram desligados pela Europol durante uma operação deflagrada com a ajuda de oito países, que deixou a ameaça fora de circulação por um tempo.

Continua após a publicidade

No meio de novembro, pesquisadores identificaram que o TrickBot, ameaça capaz de roubar dados das vítimas e instalar outras agentes maliciosos, estavam também implantando arquivos do Emotet nos dispositivos afetados.

Fonte: BleepingComputer