Anvisa alerta para e-mails falsos em nome da agência para aplicar golpes
Por Bruno De Blasi |
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre o envio de e-mails falsos em nome do órgão federal para aplicar golpes. A investida é realizada através de mensagens fraudulentas, com a pretensão de apontar uma suposta necessidade de uma vistoria em empresas.
O alerta vem de denúncias sobre o recebimento de e-mails de golpistas que exploram o nome da agência. Em nota enviada nesta sexta-feira (16), a Anvisa explica que os e-mails têm como remetente o endereço “vistoria@anvisa.gov.br”.
Além dos casos que sugerem uma falsa vistoria, também há relatos de supostos comunicados que abordam assuntos como POP e solicitações de pagamento.
“Esses e-mails não pertencem à Agência, caracterizando, portanto, tentativa de fraude. Trata-se de ataque de e-mail spoofing, ou seja, uma técnica usada por hackers para se passar por outra pessoa ou uma empresa legítima e roubar dados”, reforça a agência.
Ainda segundo a Anvisa, essa técnica induz a pessoa que recebeu o e-mail a pensar que o contato vem de uma fonte oficial, para convencê-lo a clicar em algum link, compartilhar informações sensíveis ou baixar arquivos que podem causar danos.
“A Anvisa orienta o público em geral que, em caso de recebimento desse tipo de e-mail, não clique em nenhum link”, conclui.
Como denunciar e-mails falsos em nome da Anvisa
A Anvisa oferece um canal de atendimento que também pode ser utilizado para denunciar fraudes. Veja como usar:
- Acesse o portal da Anvisa (gov.br);
- Clique em “Formulário Eletrônico do Fale Conosco”;
- Insira os seus dados;
- Descreva a sua denúncia;
- Se houver, anexe capturas de tela;
- Clique em “Cadastrar”;
- Aguarde o retorno.