Publicidade

Anúncios falsos no TikTok Shop: como identificar e fugir dos golpes

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

Anúncios falsos, links disfarçados e páginas clonadas são alguns dos golpes mais comuns envolvendo o TikTok Shop, o recurso de vendas e compras da rede social disponível desde maio deste ano no Brasil. O uso comercial das redes sociais se tornou mais um terreno fértil para golpistas e tem exigido ainda mais atenção de consumidores e criadores de conteúdo.

Essa tendência, porém, vai além da rede social chinesa. Nos últimos anos, Facebook e Instagram deram mais espaço aos anúncios no feed e ofereceram mais suporte e recursos para quem busca vender nas plataformas. Em novembro deste ano, o Youtube também lançou o Programa de Afiliados do YouTube Shopping no Brasil, que permite marcar produtos em vídeos e ganhar comissão sobre as vendas realizadas.

Segundo Zé Lucas Dias, analista de Criação da LOI, agência voltada à Creator Economy, a junção do entretenimento e do e-commerce está ligada a uma nova experiência de consumo. O usuário tem mais facilidade em comprar algum produto indicado pelos influenciadores sem sair do aplicativo, por exemplo. No entanto, essa atratividade acaba sendo um fator usado para aplicar golpes.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
“Os criminosos aproveitam produtos que estão em alta nas redes sociais para criar anúncios falsos, usando a questão do FOMO que a gente tem, da pessoa não ficar fora daquele assunto enquanto consome rede social”, afirma Dias. 

Como a fraude acontece? 

Consumidores relatam, em vídeos no próprio TikTok, terem sido vítimas de golpes e de compras não entregues, como indicou o Canaltech em julho. A prática mais comum, de acordo com o especialista da LOI, está na etapa do pagamento e no redirecionamento do usuário. Geralmente, os posts ligados às tentativas de golpe são patrocinados

A pessoa que vê publicações com venda de produtos pode clicar em um ícone de carrinho laranja para a aquisição do item no TikTok Shop. No caso de fraude, o link é trocado e direcionado para um site falso que confunde os usuários tendo a mesma interface da plataforma original. Nesses sites, o consumidor pode encontrar avaliações criadas por perfis falsos e ter os dados roubados

Atenção redobrada na hora de comprar 

Para evitar as fraudes, Zé Lucas Dias indica que os usuários se previnam em quatro pontos:

  • Analisar se o vendedor tem selo de verificação do TikTok;
  • Ver o tempo de atividade da empresa e histórico de venda (lojas falsas costumam ter contas bem recentes na plataforma);
  • Confirmar informações de contato e endereço sobre a empresa na internet;
  • Ficar atento aos preços dos produtos e desconfiar de ofertas muito chamativas.

O especialista também avalia que influenciadores e criadores de conteúdo têm o papel de denunciar quando veem nome ou imagem com uso indevido e precisam ter responsabilidade sobre o conteúdo ou a marca que divulgam.

Continua após a publicidade

Ouça o episódio completo do Podcast Canaltech e siga o Canaltech nas plataformas de áudio: Spotify, Apple, Amazon e Deezer.

Leia também: