Anúncios falsos no TikTok Shop: como identificar e fugir dos golpes
Por Elisa Fontes • Editado por Bruno De Blasi |

Anúncios falsos, links disfarçados e páginas clonadas são alguns dos golpes mais comuns envolvendo o TikTok Shop, o recurso de vendas e compras da rede social disponível desde maio deste ano no Brasil. O uso comercial das redes sociais se tornou mais um terreno fértil para golpistas e tem exigido ainda mais atenção de consumidores e criadores de conteúdo.
- Como comprar no TikTok Shop
- Como vender na TikTok Shop? Veja o passo a passo para criar sua loja no app
Essa tendência, porém, vai além da rede social chinesa. Nos últimos anos, Facebook e Instagram deram mais espaço aos anúncios no feed e ofereceram mais suporte e recursos para quem busca vender nas plataformas. Em novembro deste ano, o Youtube também lançou o Programa de Afiliados do YouTube Shopping no Brasil, que permite marcar produtos em vídeos e ganhar comissão sobre as vendas realizadas.
Segundo Zé Lucas Dias, analista de Criação da LOI, agência voltada à Creator Economy, a junção do entretenimento e do e-commerce está ligada a uma nova experiência de consumo. O usuário tem mais facilidade em comprar algum produto indicado pelos influenciadores sem sair do aplicativo, por exemplo. No entanto, essa atratividade acaba sendo um fator usado para aplicar golpes.
“Os criminosos aproveitam produtos que estão em alta nas redes sociais para criar anúncios falsos, usando a questão do FOMO que a gente tem, da pessoa não ficar fora daquele assunto enquanto consome rede social”, afirma Dias.
Como a fraude acontece?
Consumidores relatam, em vídeos no próprio TikTok, terem sido vítimas de golpes e de compras não entregues, como indicou o Canaltech em julho. A prática mais comum, de acordo com o especialista da LOI, está na etapa do pagamento e no redirecionamento do usuário. Geralmente, os posts ligados às tentativas de golpe são patrocinados.
A pessoa que vê publicações com venda de produtos pode clicar em um ícone de carrinho laranja para a aquisição do item no TikTok Shop. No caso de fraude, o link é trocado e direcionado para um site falso que confunde os usuários tendo a mesma interface da plataforma original. Nesses sites, o consumidor pode encontrar avaliações criadas por perfis falsos e ter os dados roubados.
Atenção redobrada na hora de comprar
Para evitar as fraudes, Zé Lucas Dias indica que os usuários se previnam em quatro pontos:
- Analisar se o vendedor tem selo de verificação do TikTok;
- Ver o tempo de atividade da empresa e histórico de venda (lojas falsas costumam ter contas bem recentes na plataforma);
- Confirmar informações de contato e endereço sobre a empresa na internet;
- Ficar atento aos preços dos produtos e desconfiar de ofertas muito chamativas.
O especialista também avalia que influenciadores e criadores de conteúdo têm o papel de denunciar quando veem nome ou imagem com uso indevido e precisam ter responsabilidade sobre o conteúdo ou a marca que divulgam.
Ouça o episódio completo do Podcast Canaltech e siga o Canaltech nas plataformas de áudio: Spotify, Apple, Amazon e Deezer.
Leia também: