Publicidade

Anúncios em sites de busca são iscas para golpes com ransomware e criptomoedas

Por| Editado por Claudio Yuge | 23 de Dezembro de 2022 às 10h00

Link copiado!

Pexels/Mikhail Nilov
Pexels/Mikhail Nilov

O FBI emitiu um alerta sobre o uso cada vez maior de anúncios em mecanismos de busca por cibercriminosos para a prática do roubo de credenciais de acesso a sistemas financeiros ou contaminações por ransomware. A ideia, como normalmente acontece com golpes assim, é se passar por serviços conhecidos ou sites de download de softwares famosos, mas entregando ransomware ou exibindo sites falsos para que os usuários insiram suas credenciais.

A ideia é se aproveitar do fato de os anúncios aparecerem acima das buscas normais das plataformas. A tática, combinada ao uso de nomes parecidos com os oficiais, assim como designs semelhantes aos das páginas legítimas, acaba enganando os usuários mais desatentos, principalmente quando o programa buscado efetivamente é baixado, mas ao lado dos softwares maliciosos.

O alerta do FBI indica o perigo, principalmente, para os usuários e investidores em criptomoedas, com muitas das páginas falsas citadas se passando por câmbios, bancos e serviços desse setor. Informações financeiras também podem ser solicitadas ao lado dos dados das carteiras e credenciais de acesso, com o objetivo final sendo o furto dos fundos disponíveis nas contas.

Continua após a publicidade

A recomendação é de cuidado no clique e atenção às URLs dos sites acessados, já que os domínios maliciosos podem ser similares aos originais. Erros de digitação, falhas de design ou funcionamento fora do normal também são indicativos de que há algo de errado, com o ideal sendo interromper o uso, não fornecer dados nem realizar downloads em circunstâncias assim.

O uso de antivírus e softwares de segurança no celular ou smartphone também ajuda a detectar golpes assim, seja pela identificação de sites falsos ou downloads perigosos. O FBI também recomenda que os serviços cujos sites estejam sendo falsificados desta maneira informem seus clientes sobre o assunto, ajudando na proteção deles contra os golpes.

Fonte: IC3