Publicidade

Android vai bloquear versões falsas do WhatsApp automaticamente

Por| Editado por Claudio Yuge | 20 de Julho de 2022 às 11h59

Link copiado!

Bruno Salutes/Unsplash
Bruno Salutes/Unsplash

O Android vai passar a bloquear automaticamente versões falsas ou alternativas do WhatsApp. A ideia é impedir que os usuários caiam em golpes ou acabem instalando vírus no smartphone enquanto buscam novos recursos e experiências que não são fornecidas oficialmente pela plataforma — algo que não é necessariamente malicioso, mas acaba sendo uma isca comum de fraude com o mensageiro.

A parceria com o Google foi anunciada por Will Cathcart, diretor do WhatsApp, e surge depois que o time do aplicativo descobriu uma série de apps perigosos sendo divulgados como versões alternativas do serviço. Segundo o executivo, eles eram baixados a partir de sites de terceiros e não pela Play Store, mas ainda assim, essa proliferação chamou a atenção das gigantes.

A denúncia em questão está relacionada ao Hey WhatsApp, desenvolvido pela HeyMods, também responsável por softwares como GB WhatsApp, YoWhatsApp e WhatsApp Plus. Eles prometem recursos como a alteração de cores da interface, fontes e o envio de arquivos acima do limite oficial da plataforma, mas segundo Cathcart, também vinha sendo usado para roubar dados pessoais armazenados nos telefones dos usuários.

Continua após a publicidade

Agora, as edições alternativas do mensageiro passam a ser identificadas como maliciosas pelo Play Protect, o programa de segurança dos aplicativos do Android. Isso significa que não apenas novos downloads serão bloqueados, mas que versões já instaladas nos smartphones também serão desativadas, com a recomendação da Meta sendo o download da versão oficial do WhatsApp.

Segundo Cathcart, a empresa também vai buscar ação legal contra a HeyMods e outros desenvolvedores de edições modificadas, enquanto seguirá identificando versões maliciosas e golpes para que sejam bloqueados de forma automática. O objetivo, no final, é evitar a disseminação de malwares no ecossistema do Android.

Baixe a versão oficial do WhatsApp para não cair em golpes

Continua após a publicidade

Buscar o aplicativo legítimo do WhatsApp para Android é o melhor caminho para não ser vítima de fraudes como as que, agora, começam a ser combatidas com mais agressividade pelo Google. O ideal é não acreditar em links, mensagens e artigos que prometam recursos não disponíveis no app oficial, principalmente quando baixados de sites de terceiros ou lojas não-oficiais de software.

“Lembrete aos usuários do WhatsApp que baixar uma versão falsa ou modificada nunca é uma boa ideia. Esses aplicativos parecem inofensivos, mas podem agir contra as garantias de privacidade e segurança [do aplicativo].”
Continua após a publicidade

Manter o sistema operacional atualizado e softwares de segurança rodando no celular também ajuda a evitar golpes mais comuns, além de alertar usuários sobre o acesso a sites maliciosos ou downloads perigosos. Caso já tenha realizado a instalação de uma solução desse caráter, o ideal é apagar a aplicação, realizar checagens de segurança e trocar senhas de redes sociais, plataformas de e-mail, apps bancários e outros serviços considerados sensíveis.

Fonte: Will Cathcart (Twitter)