Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Alerta redobrado! Criminosos usam lançamento do PS5 para aplicar golpes

Por| 11 de Novembro de 2020 às 20h20

Link copiado!

Divulgação/Sony
Divulgação/Sony

A nova geração de consoles está sendo lançada nesta semana, e é óbvio que os criminosos cibernéticos não perderam tempo para se aproveitar de tal evento para ludibriar os internautas. Especialistas da Kaspersky alertam que, só ao longo do mês de outubro, foram identificados 130 novos sites maliciosos que utilizam a palavra “PlayStation” (ou termos derivados) em seu domínio para enganar os gamers desatentos.

Na maioria das vezes, as páginas em questão oferecem o novo videogame na pré-venda a preços muito mais acessíveis do que os oficiais. Na ânsia por garantir sua unidade com tais descontos mirabolantes, o internauta acaba transferindo dinheiro para os golpistas — ou, ainda pior, insere os dados de seu cartão de crédito em um formulário malicioso, permitindo que o estelionatário faça a clonagem do documento.

Além das pré-vendas falsas do PlayStation 5, também se tornaram comuns supostos “feirões” para zerar o estoque do antigo PlayStation 4. Em um exemplo, a Kaspersky demonstra uma falsa loja virtual oferecendo a geração antiga do console por R$ 1,3 mil (a versão Pro) e R$ 1 mil (na versão Slim). A página ainda adota todos os elementos visuais oficiais da Sony.

Continua após a publicidade

“Gostaríamos de lembrar aos usuários que, se algo na internet parece bom demais para ser verdade, provavelmente é uma fraude. Mensagens sobre ofertas e pré-vendas devem ser verificadas em fontes confiáveis e desaconselhamos clicar em links de e-mails ou naqueles enviados por apps de mensagem ou redes sociais”, alerta Fabio Assolini, especialista sênior de segurança da Kaspersky.

Fonte: Kaspersky