Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google tem dificuldades para cumprir com 'direito de ser esquecido' europeu

Por| 01 de Agosto de 2014 às 16h49

Link copiado!

Google tem dificuldades para cumprir com 'direito de ser esquecido' europeu
Google tem dificuldades para cumprir com 'direito de ser esquecido' europeu
Tudo sobre Google

O Google afirmou nesta quinta-feira (31) que está tendo dificuldades de cumprir com o apelidado "direito de ser esquecido", vigente na União Europeia, afirmou uma matéria do New York Times. Questionado por um grupo de reguladores de dados da região, a empresa afirmou que muitas vezes não recebe informações o suficiente para decidir se determinados links sobre usuários devem ou não ser removidos do site.

De acordo com o Google, como o pedido se baseia somente no desejo do usuário, muitas vezes o site tem dificuldade de avaliar se a informação deve ou não realmente ser excluída. "Algumas solicitações acabam sendo feitas baseadas em informações falsas e imprecisas ", justificou o Google em um comunicado divulgado. "Em geral, temos que contar com o solicitante para obter informação, sem garantia nenhuma além das afirmações dele próprio quanto à sua exatidão".

O Google já foi criticado ateriormente por remover vários links para matérias de sites como a BBC e o jornal The Guardian, somente para pouco tempo depois recolocá-los no ar sem dar explicações.

O "direito de ser esquecido" compreende toda a região da União Europeia e permite a cidadãos que peçam ao Google que retire informações indesejadas sobre eles de resultados de buscas do site.

Continua após a publicidade

Desde a decisão da corte europeia que colocou a regra em vigência, em maio deste ano, o Google recebeu mais de 90 mil pedidos de retirada de links, afirmou a empresa. 53% dos pedidos foram atendidos.

O pedido de explicações também foi feito à Microsoft e sua plataforma de busca Bing, mas nenhum representante da empresa ainda se pronunciou sobre o assunto.