Falha no app do Banco do Brasil para smartphones expõe dados dos correntistas

Por Redação | 10.12.2013 às 12:31
photo_camera Divulgação

O Banco do Brasil sofreu uma falha grave na noite desta segunda-feira (9) em seu aplicativo para smartphones. O erro permitiu que diversos clientes visualizassem informações pessoais de outros correntistas ao tentar acessar as próprias contas. Os dados exibidos incluem o extrato da conta bancária, que traz, entre outros detalhes, o nome completo do cliente, saldo e transações efetuadas.

Pelo Twitter, vários usuários disseram que, ao acessar o aplicativo com os próprios dados, eles visualizavam as informações de outro cliente. Os internautas relataram que, depois de digitar o número da agência, conta e senha, o app exibia dados de um correntista aleatório. O problema persistiu mesmo depois dos clientes saírem do serviço e tentarem entrar novamente.

Até por volta das 21h00 de ontem, os usuários que tentavam acessar o aplicativo pelo smartphone afirmam que o problema continuava a aparecer. Após esse horário, já não era mais possível entrar no app do banco pelo celular. Ao tocar no ícone "Acesse sua conta", o aplicativo mostrava uma mensagem de erro. O BB possui um app dedicado para dispositivos equipados com os sistemas operacionais iOS e Android.

Banco do Brasil

Também pelo microblog, o Banco do Brasil informou às 23h34 que identificou o erro e garantiu que não existe riscos para transações, mas que foi necessário suspender o acesso por meio de aplicativos para celular. "Identificamos o problema nos aplicativos. Mesmo sem riscos nas transações, suspendemos o acesso. Lamentamos o ocorrido", escreveu a equipe da instituição financeira.

Em testes, nossa equipe tentou acessar o serviço agora pela manhã e conseguiu visualizar os dados pelo smartphone sem dificuldades. O Banco do Brasil alega que todos os correntistas já podem utilizar normalmente o aplicativo e que nenhum cliente sofreu prejuízo por causa da falha. Não foi revelado o que causou o problema.

Na manhã de hoje, o BB enviou o seguinte posicionamento para a imprensa:

"O Banco do Brasil informa que, na noite de ontem, foram identificadas falhas nos aplicativos BB para mobile (iPhone e Android). O problema afetou usuários que estavam online no período de 19h52 até por volta das 20h40, quando os acessos à solução foram interrompidos. O aplicativo voltou a ficar disponível, com estabilidade, a partir das 23h45.

O problema surgiu nos processos periódicos de atualização de versões dos aplicativos.

No período, usuários online puderam eventualmente ter acesso a informações da conta de outros clientes que também estivessem operando o aplicativo. No entanto, os sistemas de segurança do Banco permaneceram ativos, e não houve comprometimento de dados ou risco no caso de transações bancárias."

Vamos atualizar este post caso surjam novas informações.