Como criar uma senha forte? Confira dicas de uma empresa de segurança

Por Redação

Criar senhas fortes, que sejam fáceis de lembrar e sem repeti-las sempre, para não tornar todos os seus dados vulneráveis, não é uma tarefa tão fácil, certo? Para dar uma forcinha para os usuários, a Intel e a McAfee resolveram elaborar algumas dicas e até mesmo criar uma ferramenta capaz de ajudar a verificar a força de uma senha.

Nós já sabemos que 38% da população prefere limpar um banheiro a criar senhas diferentes, mas o uso de diferentes senhas para serviços online evita ataques de hackers e fraudadores na rede. E esse é o passo número um para manter suas contas protegidas.

Outra dica disponível no blog da McAfee é combinar sempre letras, números e símbolos para criar uma senha forte. Mas isso não quer dizer que você precise bater a mão no teclado e utilizar os caracteres aleatórios que aparecem como senha. Em vez disso, crie uma frase que incorpore todos esses itens de uma maneira mais simples e natural.

Um bom exemplo da empresa é uma frase que, por si só, soa extremamente vulnerável: "Minha primeira senha". Porém, quando você a transforma em "Minha 1a Senha!", a situação muda de figura, pois incorpora elementos que dificultam sua descoberta, como número, letra maiúscula, minúscula e um símbolo.

Exemplo de senha forte

Outra dica interessante é, depois de ter criado uma senha forte com todos os tipos de caracteres que tem direito, alterá-la para usar em diferentes sites. Por exemplo, no Twitter pode-se utilizar "Minha 1a Senha! Twtr", ou "Minha 1a Senha! Fb" para o Facebook. Essa é uma maneira interessante de decorar todas as senhas sem deixá-las tão vulneráveis.

Por fim, é possível utilizar a ferramenta online da Intel para saber quantos segundos, minutos, horas, dias, meses ou anos levaria para alguém descobri-la. Por exemplo, uma senha como "12345" ou "abcde" levaria 0 segundos para ser hackeada.

E você, já pensou em renovar suas senhas hoje?

Saiba mais: Quando é hora de alterar suas senhas?

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.