80% dos e-mails promocionais que você recebe estão te rastreando
Por Jaqueline Sousa • Editado por Jones Oliveira |

Se a sua caixa de entrada está recheada de e-mails de marketing, tenha cuidado: uma pesquisa da Proton Mail identificou que 80% desses e-mails promocionais possuem tecnologias de rastreamento.
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Analisando o cenário americano, os especialistas observaram mensagens enviadas pelas 50 maiores varejistas dos EUA entre os dias 4 de novembro e 1 de dezembro, considerando também as movimentações do período de Black Friday.
Para ter uma noção da quantidade, foram enviados cerca de 1,3 bilhão de e-mails com propagandas diariamente durante uma semana normal. Já na época de promoções, o número quase dobrou, chegando a um envio diário de aproximadamente 2,55 bilhões. Ao todo, foram 42 bilhões de e-mails de marketing enviados em 28 dias.
Rastreamento silencioso
Com esse envio massivo de mensagens promocionais aos usuários, o que preocupou os especialistas foi a detecção de ferramentas de vigilância que caiam diretamente na caixa de entrada dos consumidores na grande maioria dos casos.
O relatório da Proton Mail mostrou que os 80% dos e-mails analisados continham pixels de rastreamento, imagens minúsculas quase invisíveis que são usadas para monitorar o comportamento do usuário na internet, registrando informações sobre a localização, o horário que o e-mail foi aberto, cliques, compras realizadas e até mesmo qual dispositivo utilizado.
Essa prática é acionada para que empresas tracem um perfil dos clientes, ajudando-as a entender quais são os principais hábitos de consumo do usuário para direcionar anúncios personalizados. Para os pesquisadores, isso “transforma o simples ato de abrir um e-mail em um evento de coleta de dados".
Entre as empresas analisadas pelo estudo que mais enviaram e-mails com ferramentas de rastreio estão CB2, Anthropologie e Victoria's Secret. Companhias como Kate Spade, Lowe e Urban Outfitters também foram identificadas usando a tática para monitorar os usuários.
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Fonte: ZDNet