Publicidade

6 dicas para fugir de golpes na consulta de dinheiro esquecido do Banco Central

Por| Editado por Claudio Yuge | 01 de Março de 2022 às 19h31

Link copiado!

Envato/Pilat666
Envato/Pilat666

Com o sistema de Valores a Receber em funcionamento e mais de 10 milhões de contribuintes com saldo positivo, os golpistas estão em busca de vítimas. O método é o mesmo de outras fraudes: phishing e engenharia social.

Os criminosos enviam mensagens por WhatsApp, SMS e e-mail em que informam valores irreais e oferecem a opção de acelerar o processo de recuperação do dinheiro. Para não ser enganado nesse tipo de ação, veja, a seguir, algumas dicas.

1. Fique atento ao site de consulta

Continua após a publicidade

Para começar, o único canal oficial para consultas e solicitações de resgate é o criado pelo Banco Central do Brasil (Bacen) para os Valores a Receber.

2. Não clique em links desconhecidos

Nunca clique em links recebidos de terceiros por e-mail, SMS ou WhatsApp: o Bacen não envia links. “Mesmo que o link seja enviado por amigos ou em grupos de WhatsApp, não clique”, diz Adriano Galbiati, diretor de operações da NovaRed, especialista em cibersegurança. “Os dispositivos deles podem estar comprometidos ou terem sido clonados.”

Continua após a publicidade

3. Não acredite em ligações do Banco Central

O Bacen não faz ligações telefônicas para os clientes. Se receber uma chamada com para tratar do tema, trata-se de golpe.

4. Não se engane com atalhos

Não existe caminho rápido para o resgate dos valores a receber nem formas de aumentá-los. “Se receber informações que pareçam muito boas, desconfie: não há como criar valores que não existem ou burlar protocolos oficiais”, destaca Galbiati.

Continua após a publicidade

5. Cuidado com seus dados pessoais

Não compartilhe as credenciais da conta Gov.br com ninguém.

6. Não pague por facilidades

Continua após a publicidade

Qualquer quantia solicitada para facilitar consultas ou resgates, solicitar credenciais bancárias, chaves Pix ou outra forma de transferência financeira é fraude. “O serviço é gratuito. Basta aguardar os prazos descritos no site do Bacen”, ressalta Galbiati.

Além disso, sempre que tiver qualquer dúvida, recorra diretamente à fonte oficial. Nesse caso, apenas o sistema Valores a Receber tem as informações corretas.