Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 formas de manter sua rede doméstica segura pelas configurações do roteador

Por| 09 de Março de 2018 às 13h40

Link copiado!

5 formas de manter sua rede doméstica segura pelas configurações do roteador
5 formas de manter sua rede doméstica segura pelas configurações do roteador

A segurança de redes domésticas tem enfrentado cada vez mais desafios. Com o avanço da tecnologia, novas formas de roubo de dados e invasões de privacidade surgem, e é necessário adaptar as ferramentas de segurança para evitar dores de cabeça. Saiba 5 formas de se certificar que as configurações do seu roteador estejam seguras, de acordo com especialistas da ESET América Latina:

1. Realize testes de conectividade e autenticação do seu servidor

As portas e protocolos do seu roteador podem ser meios de entrada para atividades indesejadas. Para evitar que isso ocorra, é recomendado que se desative as portas que não estiverem em utilização. Mas cuidado: as configurações padrão dos roteadores nem sempre habilitam essa opção, sendo necessário fazer a configuração manualmente, nesse caso.

2. Faça testes de vulnerabilidade no seu roteador

Continua após a publicidade

Hoje, há no mercado a disponibilidade de ferramentas que automatizam essa tarefa, algumas até oferecendo sugestões de como lidar com as vulnerabilidades encontradas. Esses testes incluem a exploração de vulnerabilidades em portas e firmware conhecidos, domínios maliciosos e reputação do servidor DNS, além de análises de vulnerabilidades no servidor web do roteador, como cross-side scripting (XSS), injeções de código ou mesmo a execução remota de códigos.

3. Cheque sempre quem se conectou à sua rede

Quando enfrentamos alguma vulnerabilidade, é comum que dispositivos desconhecidos se conectem à nossa rede sem que tenhamos autorizado esse acesso. A identificação de dispositvos desconhecidos, além de evitar que a banda seja consumida por vizinhos enxeridos, dificulta que pessoas maliciosas possam ameaçar sua privacidade. É possível configurar filtros por endereço IP ou MAC.

4. Mantenha seus dispositivos atualizados

Continua após a publicidade

Cada vez mais temos notícias de falhas e vulnerabilidades na segurança de dispositivos, que geralmente são corrigidas através de atualizações e patches das próprias empresas fabricantes. Portanto, é de extrema importância checar sempre se os sistemas e aplicativos dos dispositivos que se conectam à sua rede estão devidamente atualizados.

5. Habilitar as opções de segurança

Independentemente de qual a marca ou modelo de seu roteador doméstico, é extremamente recomendado que se habilitem as opções de segurança que estiverem disponíveis nas configurações de seu roteador, para ter acesso aos melhores recursos para o desempenho adequado dos dispositivos conectados à rede.