Publicidade

Varíola dos macacos: com novo registro no MS, Brasil já tem 4 casos suspeitos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Junho de 2022 às 17h05

Link copiado!

Twenty20photos/Envato Elements
Twenty20photos/Envato Elements

A varíola dos macacos pode já estar no Brasil. Com um novo registro no Mato Grosso do Sul informado nesta terça (31), subiu para 4 o número de casos suspeitos no país. De acordo com a Secretária Estadual de Saúde (SES), o paciente em questão é um jovem boliviano de 16 anos, que procurou atendimento médico no município de Corumbá (MS).

O paciente, atualmente internado e isolado, está com lesões avermelhadas espalhadas pelo corpo, boca, região genital, couro cabeludo e tórax. Outros sintomas envolvem febre alta (38,5 ºC), ínguas na cervical, axilas e virilha e rupturas de lesões na região peniana, mãos e pés.

A família relatou que não houve contato com ninguém que tivesse sintomas semelhantes. O adolescente passou por atendimento no Pronto Socorro de Corumbá, no domingo (29), e foi internado na Santa Casa na segunda-feira (30).

Segundo a SES, foram solicitados diversos exames para que o caso fosse devidamente investigado e para que se possa descartar doenças como varicela, herpes zoster, sarampo, zika, dengue, herpes simples, infecções bacterianas da pele, infecção gonocócica disseminada, sífilis primária ou secundária, cancroide, linfogranuloma venéreo, granuloma inguinal, molusco contagioso (poxvirus) ou reação alérgica.

Continua após a publicidade

Casos suspeitos de varíola dos macacos no Brasil

Na segunda (30), o Ministério da Saúde apontou os primeiros casos suspeitos da varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil: um do Ceará e outro de Santa Catarina. Os indivíduos seguem isolados e em recuperação, monitorados pelas equipes de vigilância em saúde. Além disso, conforme afirma a pasta, a investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial.

Posteriormente, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional) anunciou que passou a monitorar um paciente em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, suspeito de varíola dos macacos. Trata-se de um homem que recentemente viajou para Portugal, onde possivelmente foi infectado. Até o momento, não há casos confirmados.

Continua após a publicidade

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos são febre, dor de cabeça, nas costas ou muscular, erupções na pele e perda da força física.

Fonte: G1, World Health Organization