Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vapes podem agravar casos de COVID-19, afirma médico

Por| 24 de Abril de 2020 às 13h58

Link copiado!

Wikimedia Commons
Wikimedia Commons

No ano passado, o surto que começou a assustar algumas regiões do mundo, principalmente os Estados Unidos, foi o de doenças do pulmão relacionadas ao uso dos cigarros eletrônicos, também conhecidos como vapes. Agora, o pesquisador e otorrinolaringologista da escola de medicina da Universidade da Carolina do Norte, Willard Harrill, afirma ter encontrado ligação entre as consequência do uso excessivo desses dispositivos com a pandemia do novo coronavírus, que estamos vivendo atualmente.

A hipótese do pesquisador foi publicada no jornal de investigação de otorrinolaringologia na última segunda-feira (20), dizendo que está fácil esquecer tudo o que aconteceu no ano passado em meio à pandemia da COVID-19, quando os cigarros eletrônicos estavam altamente envolvidos com danos ao pulmão de seus usuários, doença que recebeu o nome de EVALI.

Na publicação, Harrill divulga um mapa de calor dos Estados Unidos que mostra os casos e fatalidades registrados pela EVALI, comparando com um mapa da COVID-19, divididos por estado. Ambos os mapas acabam mostrando quantidades semelhantes de casos, incluindo nos estados da Califórnia, Texas, Flórida, Nova York e Illinois. Com isso, o pesquisador diz que usuários de vapes podem ser uns dos mais afetados e, além disso, a pandemia do novo coronavírus pode significar o início de um surto de tabagismo e "vaping" no país.

Continua após a publicidade

O otorrinolaringologista argumenta que as pessoas cada vez mais irão se dedicar aos seus vícios, como nicotina ou ainda a maconha, para reduzir o estresse devido ao novo coronavírus. Harrill prevê ainda um grande aumento de adolescentes utilizando os cigarros eletrônicos, fazendo com que mais pessoas fiquem vulneráveis à contaminação e o mundo tenha mais casos sérios de COVID-19.

"Dentro do prisma da saúde pública, a inflamação pulmonar resultante do uso de cigarros eletrônicos dentro da população adolescente aumenta significativamente a morbidade causada pela COVID-19, dentro do grupo de risco que deveria ser o mais saudável", alerta o otorrinolaringologista.

O estudo completo de Harrill está disponível para consulta online.

Fonte: Futurism, Wiley Online Library