Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vacinação contra COVID-19 pode acontecer todos os anos, declara Queiroga

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Julho de 2021 às 13h00

Link copiado!

AtlasComposer/Envato
AtlasComposer/Envato

Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, declarou na última terça-feira (27) ao canal CNN que podemos ter vacinação contra a COVID-19 todos os anos. A declaração foi feita após o Congresso ter aprovado uma lei que permite às fabricantes de vacinas contra doenças de animais também produzirem imunizantes contra o SARS-CoV-2.

"É possível que se torne uma endemia e que tenhamos que vacinar a população brasileira anualmente. Por isso, temos que fortalecer o nosso complexo industrial da saúde, para que tenhamos condição de produzir  vacinas suficientes no Brasil", diz o ministro. "Não só o IFA nacional, mas também o banco de células", completou.

Continua após a publicidade

Queiroga revelou ainda que acredita na produção em larga escala dos imunizantes contra a COVID-19, dizendo que o agronegócio brasileiro tem experiência suficiente para que o país se torne um líder global de produção de vacina. "Que nós possamos participar do Covax Facility não para adquirir vacinas, mas para fornecer", comenta.

A meta é que toda a população adulta, pessoas com mais de 18 anos, aconteça até o mês de setembro, deixando ao menos 50% da parcela da população vacinada com uma dose. Na sequência, devem ser beneficiados adolescentes com idades entre 13 e 17 anos, que compõem 4,5 milhões de pessoas no Brasil. Até o momento, somente a vacina da Pfizer conta com essa autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Fonte: CNN