Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

BCG: vacina da tuberculose será testada no Brasil contra a COVID-19

Por| 11 de Setembro de 2020 às 13h58

Link copiado!

Unsplash
Unsplash

Uma nova medida de prevenção contra a COVID-19 começará a ser testada em breve no Brasil, segundo informações do jornal O Globo. A nova arma de testes será a vacina BCG, que age contra a tuberculose. Sob coordenação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Murdoch Children's Research Intitute, instituto australiano de pesquisa médica pediátrica, a vacinação acontecerá inicialmente com três mil voluntários, todos profissionais de saúde.

Após a aplicação das doses, as pessoas que participarão dos testes terão direito ao acompanhamento médico por um ano, quando serão constantemente monitoradas para avaliar a eficácia da fórmula contra o SARS-CoV-2. Antes de serem vacinados, os voluntários também precisarão fazer testes para confirmar que não estão com o coronavírus no organismo.

Continua após a publicidade

A pesquisa conta com o apoio da OMS (Organização Mundial de Saúde) e financiamento da Fundação Bill & Melinda gates, e o recrutamento de profissionais de saúde com mais de 18 anos e que nunca tiveram COVID-19 começará a ser feito em outubro, com o comando da pneumologista e pesquisadora de tuberculose da Fiocruz, Margareth Dalcomo.

Os testes serão feitos, além do Brasil, na Austrália, Espanha e Reino Unido. O objetivo dos pesquisadores é buscar uma imunização total contra a doença ou ainda uma forma de amenizar os efeitos provocados pelo vírus, com expectativa para que a BCG estimule a resposta inata do sistema imunológico além do bacilo da tuberculose. Assim, atuaria contra infecções provocadas por outros patógenos e agressões graves, como o câncer.

Fonte: O Globo