BCG: vacina da tuberculose será testada no Brasil contra a COVID-19
Por Natalie Rosa |
Uma nova medida de prevenção contra a COVID-19 começará a ser testada em breve no Brasil, segundo informações do jornal O Globo. A nova arma de testes será a vacina BCG, que age contra a tuberculose. Sob coordenação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Murdoch Children's Research Intitute, instituto australiano de pesquisa médica pediátrica, a vacinação acontecerá inicialmente com três mil voluntários, todos profissionais de saúde.
- Vacinação em massa contra a COVID-19 só deve acontecer em 2022, diz OMS
- Farmacêuticas devem declarar compromisso com segurança da vacina contra COVID-19
- COVID-19 | Abandono entre doses pode levar vacina a não funcionar no Brasil
Após a aplicação das doses, as pessoas que participarão dos testes terão direito ao acompanhamento médico por um ano, quando serão constantemente monitoradas para avaliar a eficácia da fórmula contra o SARS-CoV-2. Antes de serem vacinados, os voluntários também precisarão fazer testes para confirmar que não estão com o coronavírus no organismo.
A pesquisa conta com o apoio da OMS (Organização Mundial de Saúde) e financiamento da Fundação Bill & Melinda gates, e o recrutamento de profissionais de saúde com mais de 18 anos e que nunca tiveram COVID-19 começará a ser feito em outubro, com o comando da pneumologista e pesquisadora de tuberculose da Fiocruz, Margareth Dalcomo.
Os testes serão feitos, além do Brasil, na Austrália, Espanha e Reino Unido. O objetivo dos pesquisadores é buscar uma imunização total contra a doença ou ainda uma forma de amenizar os efeitos provocados pelo vírus, com expectativa para que a BCG estimule a resposta inata do sistema imunológico além do bacilo da tuberculose. Assim, atuaria contra infecções provocadas por outros patógenos e agressões graves, como o câncer.
Fonte: O Globo