Publicidade

Vacina contra câncer tem resultados "realmente esperançosos", diz médico

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Julho de 2022 às 13h40

Link copiado!

FabrikaPhoto/Envato
FabrikaPhoto/Envato

No Reino Unido, médicos consideram que os primeiros resultados de uma potencial vacina contra o câncer são "realmente esperançosos". A fórmula é construída de forma personalizada, a partir do próprio DNA do tumor que deve ser combatido. Com esta especificidade, a expectativa é que a resposta do sistema imunológico seja melhor e mais eficaz contra as células cancerígenas.

Por enquanto, a vacina é somente aplicada em pacientes que integram o estudo clínico e que foram diagnosticados, anteriormente, com câncer de cabeça e pescoço. No momento, a opção é testada de forma complementar ao tratamento convencional, já que a ideia é observar se o imunizante pode reduzir o risco de reincidência deste tipo de tumor. Para este tumor, as chances dele voltar costumam ser altas.

Continua após a publicidade

Estudos com a vacina personalizada contra o câncer

Os resultados positivos — e preliminares — da vacina personalizada contra o câncer, a partir do DNA do tumor, foram obtidos em um estudo liderado pela equipe de médicos e cientistas do The Clatterbridge Cancer Center, no Reino Unido.

Até agora, nenhum dos oito pacientes, que usaram a vacina foi diagnosticado com reincidência do tumor. Por outro lado, o câncer voltou em dois dos oito pacientes, que não foram imunizados com a fórmula experimental.

No momento, os números do estudo são muito pequenos para se obter fortes conclusões estatísticas. No entanto, os médicos da equipe estão otimistas com os resultados. "Estou realmente esperançoso", explicou Christian Ottensmeier, diretor de pesquisa clínica do centro britânico, em entrevista para o site Sky News. "Todos os dados estão apontando na direção certa", acrescenta.

Continua após a publicidade

Além do braço britânico da pesquisa, um outro pequeno ensaio clínico da vacina ocorre em voluntários com câncer de ovário na França e nos Estados Unidos. Segundo os responsáveis, os resultados inicias também são positivos.

Como funciona a fórmula oncológica?

Oficialmente, a vacina personalizada recebe o nome de TG4050 e foi desenvolvida pela farmacêutica francesa Transgene. A tecnologia usada no imunizante é a do vetor viral. Isso significa que se usa um vírus geneticamente modificado e nele estão incluídos fragmentos que permitem a identificação do patógeno pelo sistema imunológico.

A mesma tecnologia é usada em algumas vacinas contra a covid-19, como a fórmula da AstraZeneca e da Janssen (Johnson & Johnson). No caso da versão contra o câncer, os cientistas adicionam ao vírus fragmentos do próprio tumor do paciente. Por isso, a vacina é entendida como um tratamento personalizado, já que cada versão terá pequenas diferenças.

Continua após a publicidade

Quando o vírus geneticamente modificado é injetado no corpo, a expectativa dos pesquisadores é que ele "treine" o sistema imunológico para ficar atento às células cancerígenas daquele tumor. Em caso de reincidência, estes glóbulos brancos poderão destruir o tumor ainda em um estágio inicial, antes mesmo que haja um nódulo.

Fonte: Sky News e Clatterbridge Cancer Center