Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Uso diário de laxante aumenta risco de demência

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Fevereiro de 2023 às 17h06

Link copiado!

Twenty20photos/Envato Elements
Twenty20photos/Envato Elements

Prescrito para casos de constipação intestinal (intestino preso), o laxante pode ser considerado um novo fator de risco para a demência, segundo uma equipe internacional de cientistas. No entanto, a relação entre a maior possibilidade de declínio cognitivo e o remédio só é identificada quando o uso é regular e diário.

Publicado na revista científica Neurology, o estudo que associa o uso regular de laxantes com a demência foi liderado por pesquisadores do Shenzhen Institute of Advanced Technology (SIIT), na China, e da University of Cambridge, no Reino Unido.

O resultado indica que, antes de buscar o alívio do intestino preso com remédios, vale tentar a reeducação alimentar, incluindo fontes de fibras na dieta — estas são conhecidas por normalizar função intestinal. De forma geral, são encontradas em alimentos integrais, folhas verdes, leguminosas, frutas e cereais.

Continua após a publicidade

Qual é o risco do uso diário de laxante para a demência?

Para entender como o uso de laxantes pode ser um fator de risco para a demência, os pesquisadores analisaram dados médicos de mais de 500 mil britânicos, com idade média de 56 anos no início do estudo. O grupo foi acompanhado por aproximadamente 10 anos. Entre os participantes, nenhum deles tinha um diagnóstico prévio para uma das doenças associadas com o declínio cognitivo.

Após ajustar fatores como idade, sexo, grau de instrução, presença de outras doenças e uso de medicamentos, os autores descobriram que o uso regular — definido como a ingestão do medicamento na maioria dos dias da semana — aumenta o risco de demência em 51% quando comparado com a possibilidade de pessoas que não usaram a medicação.

Continua após a publicidade

Além disso, entre os usuários regulares de laxantes osmóticos — que estimulam a absorção de água no intestino para amolecer as fezes —, o risco era 64% maior que no grupo de voluntários que não usavam a medicação. Aqui, cabe destacar que esta classe de laxantes nem deveria ser usada regularmente devido aos riscos já conhecidos.

Como um remédio pode aumentar o risco de demência?

"Nossa pesquisa descobriu que o uso regular de laxantes, vendidos sem receita, foi associado a um maior risco de demência, particularmente em pessoas que usaram vários tipos de laxantes ou laxantes osmóticos”, afirma Feng Sha, um dos autores do estudo e pesquisador do SIIT, em comunicado.

“O uso regular de laxantes pode alterar o microbioma do intestino, afetando possivelmente a sinalização nervosa do intestino para o cérebro ou aumentando a produção de toxinas intestinais que podem afetar o cérebro", sugere Sha sobre a relação.

Continua após a publicidade

Agora, “mais pesquisas são necessárias para investigar melhor a ligação que encontramos. Se nossas descobertas forem confirmadas, os médicos devem encorajar as pessoas a tratarem a constipação fazendo mudanças no estilo de vida, como beber mais água, aumentar a ingestão de fibra alimentar e adicionar mais atividade a sua vida diária”, completa o cientista.

Fonte: Neurology e AAN