Saúde cria plano para combate e prevenção da tuberculose até 2025

Saúde cria plano para combate e prevenção da tuberculose até 2025

Por Natalie Rosa | Editado por Luciana Zaramela | 25 de Outubro de 2021 às 20h30
Freepik

Na última sexta-feira (22), o Ministério da Saúde anunciou o Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose como problema de Saúde Pública - Estratégias para 2021-2025. O intuito do planejamento é informar as atividades estaduais e municipais em relação à doença e as metas para os próximos anos.

O Governo Federal estipulou como meta, até 2025, a redução da incidência da doença para menos de 10 casos para cada 100 mil habitantes, e diminuição da mortalidade para um óbito a cada 100 mil pessoas. Para isso, será preciso focar no diagnóstico, tratamento e prevenção.

Imagem: Reprodução/Anna Shvets/Pexels

"Para alcançar as metas de eliminação da tuberculose no Brasil até 2025, será necessário fortalecer as estratégias para manutenção do diagnóstico, do tratamento e da prevenção como serviços essenciais à população, e trabalhar de forma engajada para superar os impactos da pandemia e acelerar o progresso em torno dos compromissos assumidos", diz Gerson Pereira, diretor do Departamento de Doenças Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde.

O Plano Nacional tem como base as recomendações da Estratégia pelo Fim da Tuberculose da OMS (Organização Mundial de Saúde). A meta deve ser alcançada através da divisão de três pilares: prevenção e cuidado para o diagnóstico, políticas e sistemas de apoio e o estabelecimento de parcerias para pesquisas e incorporação de tecnologias.

A tuberculose é uma doença que afeta principalmente os pulmões. As bactérias responsáveis pela infecção são transmitidas por respingos de tosse ou espirro, e os sintomas podem incluir tosse (algumas vezes com sangue), febre, sudorese noturna e perda de peso. O tratamento é longo e depende de antibióticos.

Fonte: Governo do Brasil

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.