Transplante de laringe faz paciente com câncer voltar a falar
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |

Uma equipe de seis cirurgiões da Mayo Clinic conseguiu recuperar a voz de um paciente com câncer ao fazer um transplante de laringe em Massachusetts, nos EUA. O caso completo foi publicado em um relatório no periódico Mayo Clinic Proceedings na última terça-feira (9).
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Covid-19 deixa jovem com cordas vocais paralisadas em caso raro
Como o transplante de laringe é um procedimento considerado raro e complexo, existem poucos relatos no mundo. Em pacientes com câncer, essa cirurgia é ainda mais incomum.
O transplante foi realizado em Marty Kedian, que foi diagnosticado com uma forma rara de câncer de laringe chamada condrossarcoma.
Ao longo de dez anos, Kedian passou por dezenas de cirurgias, que acabaram roubando sua voz e sua capacidade de engolir e respirar normalmente. Uma traqueostomia fazia com que ele respirasse apenas por um buraco no pescoço.
Em 29 de fevereiro, Kedian se tornou o primeiro paciente da Mayo Clinic a passar por um transplante total de laringe. Por ter sido conduzido como parte de um ensaio clínico, o caso da é considerado pelos médicos envolvidos como "um passo fundamental significativo para tornar o procedimento raro disponível para mais pessoas".
"Até agora, os transplantes de laringe eram feitos como casos únicos. Este ensaio clínico nos permite conduzir uma verdadeira investigação científica com o objetivo de pesquisar exaustivamente a segurança e a eficácia do transplante de laringe como uma opção confiável para os pacientes", diz o Dr. Lott, um dos autores do estudo.
O programa da Mayo Clinic de estudos clínicos está aprovado para realizar mais transplantes de laringe n os próximos anos, então podemos esperar avanços nas técnicas relacionadas a esse procedimento.
Transplante de laringe
De acordo com o médico, remover o câncer era a principal prioridade da equipe cirúrgica. Primeiro, eles removeram a laringe, e depois que tiveram certeza de que o câncer havia desaparecido, focaram no transplante.
Quatro meses após a cirurgia, Kedian já consegue falar com sua nova voz, engolir e respirar sozinho. A equipe conta que ele "já recuperou cerca de 60% de sua voz, o que não era esperado acontecer por pelo menos um ano" e que "a respiração também continua a melhorar constantemente".
Em comunicado, o paciente do transplante de laringe relatou: "A equipe da Mayo me devolveu a vida. Sou muito grato. Tenho a mais profunda gratidão pela equipe e especialmente pela generosidade do meu doador de órgãos e da família do doador. Espero um dia ter a chance de dizer a eles: 'Obrigado'".
Fonte: Mayo Clinic Proceedings, Mayo Clinic