Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Transplante de laringe faz paciente com câncer voltar a falar

Por| Editado por Luciana Zaramela | 10 de Julho de 2024 às 09h07

Link copiado!

Lott et al, 2024/Mayo Clinic Proceedings
Lott et al, 2024/Mayo Clinic Proceedings

Uma equipe de seis cirurgiões da Mayo Clinic conseguiu recuperar a voz de um paciente com câncer ao fazer um transplante de laringe em Massachusetts, nos EUA. O caso completo foi publicado em um relatório no periódico Mayo Clinic Proceedings na última terça-feira (9).

Como o transplante de laringe é um procedimento considerado raro e complexo, existem poucos relatos no mundo. Em pacientes com câncer, essa cirurgia é ainda mais incomum.

O transplante foi realizado em Marty Kedian, que foi diagnosticado com uma forma rara de câncer de laringe chamada condrossarcoma.

Continua após a publicidade

Ao longo de dez anos, Kedian passou por dezenas de cirurgias, que acabaram roubando sua voz e sua capacidade de engolir e respirar normalmente. Uma traqueostomia fazia com que ele respirasse apenas por um buraco no pescoço.

Em 29 de fevereiro, Kedian se tornou o primeiro paciente da Mayo Clinic a passar por um transplante total de laringe. Por ter sido conduzido como parte de um ensaio clínico, o caso da é considerado pelos médicos envolvidos como "um passo fundamental significativo para tornar o procedimento raro disponível para mais pessoas".

"Até agora, os transplantes de laringe eram feitos como casos únicos. Este ensaio clínico nos permite conduzir uma verdadeira investigação científica com o objetivo de pesquisar exaustivamente a segurança e a eficácia do transplante de laringe como uma opção confiável para os pacientes", diz o Dr. Lott, um dos autores do estudo.

O programa da Mayo Clinic de estudos clínicos está aprovado para realizar mais transplantes de laringe n os próximos anos, então podemos esperar avanços nas técnicas relacionadas a esse procedimento.

Transplante de laringe

De acordo com o médico, remover o câncer era a principal prioridade da equipe cirúrgica. Primeiro, eles removeram a laringe, e depois que tiveram certeza de que o câncer havia desaparecido, focaram no transplante.

Quatro meses após a cirurgia, Kedian já consegue falar com sua nova voz, engolir e respirar sozinho. A equipe conta que ele "já recuperou cerca de 60% de sua voz, o que não era esperado acontecer por pelo menos um ano" e que "a respiração também continua a melhorar constantemente".

Continua após a publicidade

Em comunicado, o paciente do transplante de laringe relatou: "A equipe da Mayo me devolveu a vida. Sou muito grato. Tenho a mais profunda gratidão pela equipe e especialmente pela generosidade do meu doador de órgãos e da família do doador. Espero um dia ter a chance de dizer a eles: 'Obrigado'".

Fonte: Mayo Clinic ProceedingsMayo Clinic