Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Todas as cidades de SP podem ter casos do novo coronavírus até o final de maio

Por| 07 de Maio de 2020 às 22h10

Link copiado!

CNBC
CNBC

Segundo os dados oficiais do Estado de São Paulo, o número de casos confirmados da COVID-19 no interior tem disparado nos últimos dias e soma mais de 371 municípios atingidos. Nesse ritmo, é possível que o estado tenha pacientes contaminados pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) em todas as 645 cidades até o fim de maio, comentam as autoridades de saúde, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (7).

De acordo com levantamento estatístico da Secretaria de Desenvolvimento Regional, o coronavírus chega em 38 novas cidades paulistas a cada três dias. Em comparação, no início de março, eram sete novas cidades a cada três dias. Em abril, a média foi de 25 novos municípios no mesmo período.

Essa evolução acelerada no interior e no litoral ocorre em paralelo à queda da taxa de isolamento social em todas as regiões.

Continua após a publicidade

Menos isolamento

Segundo os dados registrados pelo SIMI-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo), nos últimos 15 dias, a taxa de isolamento caiu no interior paulista, passando de 52% para 47% em média. Para o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, o engajamento necessário para conter o avanço da doença no estado precisaria ser de 55%.

No atual cenário, o presidente do Conselho de Secretários Municipais, Geraldo Reple Sobrinho, destacou a possibilidade de todos os municípios serem atingidos em poucas semanas. "A doença está caminhando para o interior. E em breve, provavelmente até o final do mês, os 645 municípios [do estado] terão casos e até óbitos", afirmou Sobrinho.

Continua após a publicidade

Sem o isolamento social, cada paciente com a COVID-19 transmite o coronavírus para outras três pessoas, segundo um estudo do Instituto Butantan mostrando. Já na adesão à quarentena de 55%, que é o mínimo estipulado pelo governo, o contágio da infecção cai para 1,1 indivíduo.

A partir dos resultados de outra pesquisa que detalha a disseminação da epidemia pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, aponta que, no momento, os casos da COVID-19 crescem quatro vezes mais no no litoral e interior do que na Região Metropolitana de São Paulo. "Ontem, 32% dos novos casos foi no interior. Percebe-se que se dá um crescimento muito acelerado fora da capital", pontuou o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Continua após a publicidade

Entre os dias 1 e 30 de abril, a Grande São Paulo passou de 2,7 mil para 24,3 mil casos, com crescimento de 770%. No mesmo período, no interior, os casos subiram de 129 para 4,3 mil, o que representa aumento de 3.302%. Hoje, São Paulo chega a 39.928 casos em todo o estado, com 3.206 mortes.

O índice de adesão ao isolamento social em cada município do estado pode ser acessado no site do Governo de São Paulo. A seguir, confira a coletiva completa do Governo do estado de São Paulo, transmitida via redes sociais:


Fonte: Governo de São PauloUol