Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Terceiro caso do novo coronavírus é confirmado no Brasil; quarto caso é estudado

Por| 04 de Março de 2020 às 17h08

Link copiado!

Reprodução/BuzzFeed News
Reprodução/BuzzFeed News

O Ministério da Saúde confirmou, nesta quarta (4), o terceiro caso do novo coronavírus, causado pelo agente SARS-CoV-19, no Brasil. De acordo com o pronunciamento, via Twitter, trata-se de mais um caso importado, ou seja: um individuo que viajou para o exterior e retornou com o vírus para o país. Igual aos outros dois casos anteriormente relatados, o último quadro também foi identificado na cidade de São Paulo.

O terceiro caso de COVID-2019 no Brasil se trata de um paciente homem, de 46 anos, que esteve em viagem pela Europa e passou pelos seguintes países: Espanha, Itália, Áustria e Alemanha. "Ele está clinicamente bem. Já foi levantado em qual voo ele estava, e as pessoas próximas a ele já foram notificadas e serão monitoradas", explicou o ministro da Saúde Henrique Mandetta, na tradicional live do órgão para as redes sociais.

Continua após a publicidade

Além do terceiro, um quarto caso já deu positivo nas primeiras análises clínicas para a COVID-2019, e para fins de double-check, o Ministério realiza, no momento, exames de contraprova no Instituto Adolfo Lutz, em Sã Paulo, que podem confirmar ou não a infecção no paciente.

A questão dessa eventual quarta confirmação é que se trata de um quadro atípico, já que a paciente, de 13 anos, está assintomática, ou seja, não apresenta nenhum sintoma da COVID-2019. De acordo com o Ministro, os resultados devem ser divulgados ainda hoje, à noite.

Além da confirmação dos casos, o Ministério da Saúde atualiza que são, no momento, 530 casos suspeitos de infeção pelo novo coronavírus e que estão em análise laboratorial. Entre as informações divulgadas, já foram descartados 314 casos suspeitos.

Continua após a publicidade

Casos anteriores

No dia 26 de fevereiro, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil e, por consequência, o primeiro da América Latina. Foi o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, que primeiro detectou a infecção em um homem de 61 anos, morador da cidade e de identidade não revelada, que esteve na Itália entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Um segundo caso foi divulgado no último domingo (1), dessa vez atingindo um homem de 32 anos que passou pela Itália.

Por enquanto, o Brasil não registrou nenhum óbito em decorrência do novo coronavírus. Já no mundo, foram mais de 95 mil infecções pelo agente e 3.250 mortes. Também é contabilizado, pelos dados coletados mundialmente pela Johns Hopkins, que mais de 51 mil pacientes se recuperaram, após contraírem o vírus.

Continua após a publicidade

Fonte: Ministério da Saúde