Publicidade

Suécia é o primeiro país fora da África a confirmar nova cepa da mpox

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
 National Institute of Allergy and Infectious Diseases
National Institute of Allergy and Infectious Diseases

A situação da África fez com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) voltasse a declarar a mpox como emergência de saúde pública. Na quinta-feira (15), a instituição confirmou o primeiro caso da nova cepa — clado 1b — fora do continente africano: mais precisamente na Suécia.

Durante coletiva de imprensa, as autoridades de saúde suecas confirmaram que a pessoa em questão (cuja identidade não foi revelada) foi infectada enquanto estava na África.

De acordo com Olivia Wigzell, diretora-geral da agência de saúde pública sueca, atualmente esse paciente segue recebendo tratamento.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

"A pessoa afetada também foi infectada durante uma estadia em uma área da África onde há um grande surto de mpox Clade 1", afirmou durante a entrevista.

A agência de saúde pública sueca também chegou a apontar que o surto mais perigoso provavelmente está ligado a "um aumento maior de um curso mais grave da doença e maior mortalidade".

Mpox na África

Na quarta-feira (14), a OMS declarou emergência de saúde pública por causa do surto na África. Na República Democrática do Congo, houve pelo menos 27 mil casos e 1.100 mortes desde o início do surto atual em janeiro de 2023, principalmente entre crianças.

Na ocasião, o diretor-geral do CDC África, Jean Kaseya, afirmou que “este não é apenas mais um desafio. É uma crise que exige nossa ação coletiva”.

Em seu discurso, Kaseya também expôs que "a África está há muito tempo na linha de frente na luta contra doenças infecciosas, frequentemente com recursos limitados" e que "a batalha contra a mpox exige uma resposta global", ou seja: o apoio, experiência e solidariedade das outras nações.

Mpox no Brasil

Continua após a publicidade

A situação da mpox no Brasil ainda está no nível 1 (o menos alarmante), de acordo com a secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel. Por sua vez, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, revelou que o país segue concentrado na vigilância e no monitoramento da mpox. 

Fonte: Reuters, Folkhalsomyndigheten