Publicidade

Sublinhagem mais transmissível da variante Delta já circula no Reino Unido

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Outubro de 2021 às 17h10

Link copiado!

kjpargeter/Freepik
kjpargeter/Freepik

Uma nova sublinhagem da variante Delta do coronavírus está circulando pelo Reino Unido, de acordo com um relatório publicado no dia 1º de outubro. Conhecida cientificamente como AY.4.2 e apelidada de Delta Plus, a cepa já é responsável por cerca de 6% de todos os casos ativos de covid-19 no país, sendo também 15% mais transmissível. 

Os pesquisadores explicam que AY.4.2 é uma ramificação da cepa AY.4, a Delta, que é dominante no Reino Unido. A variante conta com duas mutações bastante significativas na proteína spike, chamadas de Y145H e A222V, que facilitam a entrada do vírus nas células humanas. Segundo especialistas, as vacinas atuais contra a covid-19, provavelmente, ainda protegem contra a cepa.

Continua após a publicidade

François Balloux, diretor do Instituto de Genética da University College London, diz que mesmo com as taxas de transmissibilidade sendo maiores, a sublinhagem da variante não é a responsável pelo aumento no número de casos da doença no Reino Unido. Ainda assim, os cientistas continuarão monitorando o surgimento de casos de covid-19 por todo o país.

Fonte: IFL Science