Publicidade

Spray bloqueia entrada do vírus da covid pelo nariz, sugere estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Abril de 2022 às 10h20

Link copiado!

astrakanimages/envato
astrakanimages/envato

Na busca por ampliar o leque de tratamentos contra a covid-19, uma equipe de cientistas canadenses testa um spray nasal que consegue bloquear a entrada do coronavírus SARS-CoV-2 através das vias respiratórias. Em testes de laboratório e com animais, a estratégia revelou ser eficaz e segura contra a infecção.

Publicado na revista científica Nature, o manuscrito — texto original de um estudo que não passou por revisão de outros cientistas — sobre o potencial forma de prevenção e tratamento da covid-19 foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica (UBC), no Canadá.

Continua após a publicidade

Segundo os autores, o recente estudo "sugere que o N-0385 [nome oficial do spray nasal] fornece uma nova opção de tratamento precoce eficaz contra a covid-19 e as VOCs [variantes de preocupação] emergentes de SARS-CoV-2", como a Ômicron (BA.1).

Como funciona o spray contra covid-19?

Aplicado através de um spray, o composto recebe o nome de N-0385. Segundo a equipe de pesquisadores, a fórmula consegue bloquear a atividade de uma determinada enzima humana, usada pelo vírus para infectar novas células hospedeiras. Até o momento, nenhuma mutação relacionada ao vírus da covid-19 foi encontrada no mecanismo desta enzima.

Vale ressaltar que a atividade do potencial spray age sobre as células das vias áreas, onde o vírus tende a entrar. Dessa forma, a ferramenta pode barrar o agente infeccioso antes mesmo dele iniciar a infecção. No entanto, ainda são necessários testes com humanos (ensaios clínicos) para confirmar a hipótese.

Continua após a publicidade

"Uma vez aprovado, este composto pode ser usado em combinação com medicamentos já disponíveis que inibem a replicação do vírus, para fornecer uma defesa mais forte contra as variantes de preocupação da covid-19”, aposta François Jean, da UBC, em comunicado.

Estudos do potencial remédio

Em laboratório, os cientistas testaram a segurança e a eficácia do spray nasal contra quatro variantes do coronavírus, incluindo a Delta (B.1.671.2). Inicialmente, os experimentos ocorreram em amostras de tecido pulmonar humano e em organoides — culturas de tecidos que simulam o órgão de onde são retiradas. Nesta etapa, a equipe descobriu que o N-0385 inibe a infecção, sem nenhuma evidência de toxicidade.

“O composto é único, porque bloqueia a entrada na superfície da célula sem ter que entrar nela, o que impede que cause qualquer dano celular detectável. Além disso, é altamente potente, pois precisa apenas de uma pequena quantidade para funcionar de forma muito eficaz”, detalha Andrea Olmstead, da UBC.

Continua após a publicidade

Em uma segunda etapa, a fórmula foi testada em camundongos geneticamente modificados. Segundo os autores do estudo, o spray ajuda na prevenção, mas também pode ser usado como forma de tratamento nas primeiras 12 horas da infecção.

Agora, os cientistas trabalham em parceria com a empresa norte-americana de biotecnologia Ebvia para iniciar os testes clínicos do potencial spray. No futuro, esta pode ser uma nova alternativa para lidar contra o vírus da covid-19.

Fonte: Nature e UBC