Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SP passa a permitir pré-cadastro para vacina contra COVID-19 via WhatsApp

Por| Editado por Luciana Zaramela | 08 de Abril de 2021 às 10h50

Link copiado!

Jubjang/Rawpixel
Jubjang/Rawpixel

Em janeiro, o Governo de São Paulo lançou o site Vacina Já, em que as pessoas aptas a receber a vacina do Butantan podem realizar um pré-cadastro. Inclusive, o Canaltech já fez o tutorial completinho de como se pré-cadastrar. No entanto, nesta quarta-feira (7), o Estado ampliou ainda mais as opções. Agora, é possível fazer essa inscrição por meio do próprio WhatsApp.

O atendimento é mediado por um assistente virtual, que representa a parceria do WhatsApp com o Governo do Estado de São Paulo. Basicamente, o bot auxilia os usuários com as informações necessárias para a realização do pré-cadastro, além de trazer informações confiáveis sobre o programa de imunização estadual, incluindo o calendário de vacinação atualizado, dados sobre o Plano São Paulo e respostas para as dúvidas mais frequentes da população sobre o coronavírus.

Para acessar o chatbot no WhatsApp basta adicionar o número +55 11 95220-2923 à lista de contatos e enviar um “Oi” ou acessar o link pelo WhatsApp Web. Uma vez que a interação tiver início, o assistente virtual fornece algumas opções, como conferir o calendário de vacinação no Estado de São Paulo, pré-cadastro para vacinação, fazer uma autoavaliação de COVID-19, ver informações sobre o Plano São Paulo, etc. Para dar continuidade, basta escolher a letra da opção em questão. No caso do pré-cadastro, a letra é B.

Continua após a publicidade

Ao enviar a letra B para o assistente virtual, ele entende que você quer fazer o pré-cadastro, então diz: "Para continuarmos, é necessário que você me passe algumas informações pessoais. Com elas, irei realizar o seu pré-cadastro para a vacinação contra COVID-19. Você aceita nos passar esses dados e receber atualizações sobre a vacinação pelo WhatsApp?". Basta clicar em "Aceito", e ele começa a pedir as informações, como nome completo, CPF, CEP, etc.

Vale notar o selo de verificação que aparece ao lado do nome Governo de São Paulo. Esse selo significa que o WhatsApp reconhece esse contato como oficial, o que quer dizer que você pode enviar as informações sem medo. Se qualquer contato sem esse selo aparecer pedindo suas informações pessoais alegando ser do Governo de São Paulo, não confie!

Continua após a publicidade

A ideia do pré-cadastro para vacinação é agilizar o atendimento para a imunização, representando uma economia de cerca de 90% no tempo para o cadastro completo de informações presencialmente. No entanto, ao contrário do que pode se pensar, o pré-cadastro não é obrigatório e não configura um agendamento, sua realização contribui apenas para evitar filas no momento da vacinação. Até o momento, segundo o Governo de São Paulo, cerca de 4,9 milhões de pessoas já realizaram seu pré-cadastro.

O canal de comunicação do Governo de SP no WhatsApp foi desenvolvido gratuitamente pela empresa Take Blip, provedora oficial de soluções para o WhatsApp Business, utilizando a API do aplicativo. O projeto também conta com o apoio da Microsoft e da Prodesp, empresa de tecnologia do Governo de São Paulo.

Já a parceria entre Governo do Estado de São Paulo e WhatsApp faz parte das iniciativas da empresa no combate ao coronavírus, após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar emergência mundial de saúde pública em 2020. Desde então, o WhatsApp tem trabalhado para conectar as pessoas a fontes oficiais de informações sobre o coronavírus. Mais de 100 chatbots de informações sobre a COVID-19 foram lançados com organizações de saúde em todo o mundo, como a própria OMS (com um canal em português), além de parcerias com autoridades de saúde em mais de 45 países.