Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sete estados já aplicam 4ª dose em idosos; saiba quais

Por| Editado por Luciana Zaramela | 22 de Março de 2022 às 11h20

Link copiado!

Lucigerma/Envato Elements
Lucigerma/Envato Elements

No Brasil, pelo menos sete estados já aplicam ou devem iniciar a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 em idosos nesta semana, como São Paulo e Espírito Santo. A medida busca ampliar a proteção neste público que tem maior risco de contrair formas graves da infecção pelo coronavírus SARS-CoV-2.

Por exemplo, no estado de São Paulo, a decisão de renovar o reforço contra a covid-19 nos idosos foi estabelecida pelo comitê científico local. Nesse sentido, os cientistas consideraram "o alto índice de mortalidade entre os idosos desta faixa etária durante a circulação da variante Ômicron [BA.1], que foi superior aos óbitos ocorridos nos dois outros picos da pandemia em 2020 e 2021", segundo nota.

Continua após a publicidade

Quais estados aplicam a quarta dose?

Segundo apuração da Agência CNN, os seguintes estados já começaram a aplicar a quarta dose da vacina contra a covid-19 em idosos ou devem começar nesta semana:

  • São Paulo;
  • Espírito Santo;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Amazonas;
  • Pará;
  • Rio Grande do Norte;
  • Mato Grosso.

Apesar dos estados terem iniciado a aplicação da vacina neste grupo, é importante observar os detalhes locais da campanha de imunização. É possível que, agora, apenas pessoas com mais de 80 anos possam receber o reforço e, de forma gradual, outras faixas etárias serão incluídas. Este é o caso de São Paulo.

Continua após a publicidade

No entanto, o governo do Espírito Santo já anunciou, nas redes sociais, que qualquer pessoa com mais de 60 anos que tenha recebido a última dose há pelo menos 4 meses já poderá receber o reforço. A distribuição começa a partir de quarta-feira (23).

Por isso, é importante checar quais públicos podem receber a quarta dose, antes de ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A consulta pode ser feita através das redes sociais da prefeitura de sua cidade ou ligando diretamente no local em que se espera receber a imunização.

Quarta dose da vacina da covid no Brasil

Continua após a publicidade

No momento, o Ministério da Saúde autoriza apenas a aplicação da quarta dose para pacientes imunossuprimidos. São beneficiados por esta medida, por exemplo, pessoas que passam por hemodiálise, que vivem com HIV ou que estejam em quimioterapia.

Em concordância com a Saúde, a maioria dos estados não aplica, até o momento, a dose extra no público em geral (seguindo os critérios por faixa etária, começando pelos idosos). De acordo com o levantamento, apenas dois estados — Roraima e Rondônia — não iniciaram a aplicação da quarta dose no Brasil.

Vale explicar que, por enquanto, não há previsão de imunizar toda a população com a dose de reforço extra. Novos estados científicos devem avaliar os riscos e a eventual necessidade da medida.

Fonte: CNN