Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Secador de unha em gel pode causar danos ao DNA

Por| Editado por Luciana Zaramela | 26 de Janeiro de 2023 às 19h15

Link copiado!

fxquadro/envato
fxquadro/envato

Você costuma utilizar unha em gel? Então esse alerta pode lhe servir: um estudo publicado na Nature Communications descobriu que a radiação dos secadores com luz ultravioleta (UV) pode danificar o DNA e desencadear mutações causadoras de câncer.

Para chegar a essa descoberta, os pesquisadores expuseram células de humanos e camundongos à luz ultravioleta, e perceberam que uma sessão de 20 minutos levou à morte de 30% das células. Três exposições consecutivas de 20 minutos fizeram com que cerca de 70% das células expostas morressem. As células restantes sofreram danos mitocondriais e de DNA, resultando em mutações com padrões que foram observados no câncer de pele.

Enquanto a manicure tradicional deixa o esmalte secar naturalmente, a unha em gel precisa ser curada ou selada, e os polímeros do esmalte precisam ser ativados, de modo que isso só pode ser feito com as luzes UVA.

Continua após a publicidade

Os pesquisadores afirmam que é preciso pensar mais sobre os riscos de expor as mãos e os dedos à luz UVA sem qualquer proteção. Com isso em mente, os especialistas ressaltaram alguns cuidados que podem conter os riscos. Aplicar protetor solar ao redor das unhas e usar luvas ultravioleta com as pontas dos dedos cortadas pode ser uma ideia.

“Infelizmente, a proteção total não é possível, então a melhor recomendação é evitar completamente esses secadores”, afirmam os pesquisadores. Outra orientação é que, se você utiliza a unha em gel regularmente, vale consultar um dermatologista para examinar a pele em busca de precursores de câncer de pele e tratá-los de forma precoce.

É preciso ressaltar, inclusive, que pessoas com histórico de câncer de pele ou que são mais fotossensíveis devido a pele mais clara ou albinismo, medicamentos ou imunossupressão devem ter ainda mais cuidado ao tomar precauções.

Continua após a publicidade

Fonte: Nature Communications via CNN