Publicidade

Saúde libera 3ª dose de vacina contra covid-19 a profissionais de saúde

Por| Editado por Luciana Zaramela | 27 de Setembro de 2021 às 14h13

Link copiado!

Foto: National Cancer Institute (Unsplash)
Foto: National Cancer Institute (Unsplash)

Após confirmar reforço da vacina de covid-19 a idosos e imunossuprimidos, o Ministério da Saúde ampliou a distribuição da terceira dose dos imunizantes. Agora, também estão inclusos os profissionais de saúde.

O reforço entre profissionais da saúde segue as mesmas regras dos outros grupos. A aplicação só está liberada para aqueles que completaram o regime de imunização há pelo menos 6 meses.

O ministro Marcelo Queiroga também comunicou que, assim como nos outros grupos, o imunizante recomendado para aplicação da terceira dose é o da Pfizer-BioNTech. Em caso de indisponibilidade, a orientação é usar o da AstraZeneca ou o da Janssen.

Continua após a publicidade

Bons resultados

Como os profissionais de saúde foram um dos primeiros grupos vacinados contra covid no Brasil, a maioria recebeu a CoronaVac, que era o imunizante mais abundante no início da campanha de vacinação no país.

A boa notícia é que o reforço com Pfizer parece aumentar drasticamente a resposta contra o coronavírus entre quem recebeu a CoronaVac. Um estudo preliminar uruguaio observou que uma terceira dose com a vacina em pessoas que receberam duas doses da CoronaVac desencadeia uma produção 20 vezes maior de anticorpos contra o vírus.

Fonte: Agência Brasil