Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quando a vacina contra covid-19 chega para crianças menores de 5 anos?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Fevereiro de 2022 às 12h35

Link copiado!

oneinchpunchphotos/envato
oneinchpunchphotos/envato

Desde que foi aprovada, a vacina infantil contra a covid-19 já foi administrada em 20% das crianças brasileiras de 5 a 11 anos. Com isso, a questão agora é quando a vacina contra covid-19 deve chegar para bebês e crianças de até quatro anos no Brasil.

Em estudo publicado na última terça-feira (22), o Instituto Millennium de Imunologia e Imunoterapia de Santiago (Chile) anunciaram que a vacina CoronaVac é segura e eficaz em crianças a partir dos 3 anos. O artigo chegou a apontar que a resposta de quem tinha entre três e 11 anos foi ainda maior que no público de 12 a 17 anos.

Com a nova informação, é de se esperar que o Instituto Butantan (fabricante da CoronaVac aqui no Brasil) solicite a autorização para a administração da fórmula na faixa etária de três a quatro anos. A empresa já tentou anteriormente, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) negou por falta de dados.

Continua após a publicidade

O Camboja, país do Sudeste Asiático, já autorizou o uso da CoronaVac em crianças a partir de três a cinco anos com a CoronaVac. A decisão, segundo o primeiro-ministro Samdech Techo Hun Sen, vem porque mais de 20% dos casos de covid-19 no país foram em crianças menores de cinco anos.

Nos EUA, a ideia de vacinar crianças bem pequenas também já está sendo colocada em pauta: a Pfizer chegou a enviar dados para a Food and Drug Administration (FDA, a agência de saúde dos EUA) com a intenção de obter autorização emergencial para vacinar o público a partir dos 6 meses. Ao jornal O Globo, a empresa informou que não há previsão para solicitar a autorização da Anvisa.

Fonte: MedRxiv, Business Wire, O Globo, Butantan