Publicidade

Qual médico consultar? Guia rápido sobre especialidades para poupar seu tempo

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Pressmaster/Envato
Pressmaster/Envato

É bastante comum ter dificuldade em saber qual médico consultar para "resolver" ou buscar auxílio para um determinado problema de saúde. Caso a escolha seja errada, é muito provável que a pessoa fique frustrada e ainda perca tempo em se consultar com um especialista que não trará as melhores respostas para o seu caso. Nesse ponto, a dica é sempre compartilhar a queixa médica na hora do agendamento e checar se encontrou o profissional mais indicado.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Brasil possuí 55 especialidades médicas reconhecidas. Nessa (grande) lista, são contabilizados os profissionais que são especializados na área de cardiologia — no caso, os cardiologistas —, mas também pediatras — que atendem crianças e adolescentes — e geriatras — especializados no atendimento de pacientes com mais de 60 anos. Estes são apenas 3 exemplos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Vale explicar que, para obter um título de especialidade, o profissional precisa passar por algum programa de residência médica — algo como uma pós-graduação. Em outras palavras, ele obrigatoriamente se aprofunda, na prática, naquela área em que deseja atuar dentro de um hospital-escola. Segundo o CFM, o tempo de residência para a formação em psiquiatria é de 3 anos, por exemplo.

Afinal, quais são as especialidades médicas?

Para ajudar a encontrar a especialidade correta para a sua condição, o Canaltech listou e explicou, em ordem alfabética, 20 delas:

Alergia e imunologia

O médico alergologista é responsável pelo tratamento de alergias e pode ser procurado em casos de asma, rinite e bronquite, por exemplo. Além disso, ele é o responsável por fazer testes de alergias, onde a pessoa consegue descobrir quais agentes causam irritação no seu organismo.

Cardiologia

Para o tratamento de alguma doença que afeta o coração ou o sistema circulatório, o especialista a ser procurado deve ser o cardiologista. Este profissional é responsável pelo tratamento de hipertensão arterial, por exemplo.

Clínica médica

Continua após a publicidade

Quando tiver dúvidas sobre qual médico procurar, vale buscar por um clínico geral. O profissional com essa especialidade tem um entendimento amplo sobre o funcionamento do corpo humano e de suas doenças. Caso o quadro do paciente demande maior especificidade, ele poderá indicar outra especialidade.

Dermatologia

Dermatologistas atuam no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças da pele, mas também são responsáveis pelos cuidados de pelos, mucosas, cabelos e até unhas. A atuação é bastante ampla e podem ser procurados para pessoas que desejam fazer tratamentos para o controle de espinhas e por aqueles que identificaram manchas estranhas pelo corpo.

Continua após a publicidade

Endocrinologia e metabologia

Dedicado ao estudo das glândulas e suas respectivas doenças, o endocrinologista é o especialista adequado para o atendimento de pessoas que apresentam distúrbios na concentração de hormônios, como hipotireoidismo e o hipertireoidismo. Também pode tratar casos de diabetes e alterações de peso.

Gastroenterologia

O gastroenterologista é o profissional médico que cuida do aparelho gastrointestinal, fígado e pâncreas. Dessa forma, pode ser consultado quando uma pessoa apresenta, de forma continuada, enjoos, azia ou ainda queimação no estômago. É ideal para o tratamento de casos de refluxo, diarreia e gastrite, por exemplo.

Continua após a publicidade

Geriatria

O médico geriatra se especializou no tratamento de pessoas com mais de 60 e busca a promoção da melhora de qualidade de vida deste grupo. Por exemplo, pode ser consultado em casos de perda da massa muscular ou ainda em situações para diagnóstico de Alzheimer e Parkinson. O tratamento pode depender de multidisciplinaridade, como a neurologia.

Ginecologia e obstetrícia

O ginecologista é o profissional especializado na saúde da mulher, mais especificamente nas condições que afetam o sistema reprodutor feminino. A consulta pode ser agendada depois da primeira menstruação ou em caso de qualquer doença relacionada ao aparelho reprodutor, como HPV ou candidíase. Além disso, é o obstetra ele que acompanha a gestação e realiza o parto.

Continua após a publicidade

Infectologia

O infectologista tem uma atuação bastante ampla e, de forma geral, é o especialista que cuida de doenças relacionadas a vírus, bactérias, fungos. Normalmente, uma consulta com este médico é indicada por um outro profissional, principalmente em casos onde existem infecções de difícil diagnóstico. No caso da covid-19, é uma das especialidades mais procuradas.

Medicina de família e comunidade

Continua após a publicidade

O médico da família tem uma atuação bastante similar à do clínico geral, cuidando de uma ampla variedade de doenças. No entanto, este profissional costuma atender família inteiras e é conhecido por se deslocar até essas pessoas, tendo um papel mais ativo no atendimento.

Medicina do trabalho

O médico do trabalho é quem melhor entende sobre a relação entre os trabalhadores e as funções que exercem. A atuação pode ser necessária para o planejamento de políticas para a prevenção de acidentes ou doenças no local de trabalho. Além disso, uma consulta com o especialista costuma ocorrer quando um colaborador é contratado ou desligado de uma organização.

Neurologia

Continua após a publicidade

O neurologista é o profissional responsável por diagnosticar e tratar dos distúrbios neurológicos, como o Alzheimer. Além disso, pode ser consultado em casos onde o paciente enfrenta quadros constantes de cefaleias (dores de cabeça) ou apresenta distúrbios do sono.

Oftalmologia

O oftalmologista é o médico que cuida da saúde dos olhos. Costuma ser procurado quando a pessoa identifica problemas ou perda de nitidez da visão, como em casos de catarata. Além disso, é este especialista que realiza exames de refração e pode prescrever o uso de óculos ou de lentes de contato.

Oncologia clínica

Continua após a publicidade

O oncologista é o médico responsável pelo tratamento dos mais diferentes tipos de tumores, como câncer de pulmão ou de mama. Normalmente, o paciente procura este especialista após uma indicação para a confirmação do diagnóstico e definição do melhor tratamento.

Ortopedia e traumatologia

Os ortopedistas tratam as doenças e lesões que afetam o aparelho locomotor. Em outras palavras, é este profissional que deve ser consultado em casos onde são identificados problemas com ossos, músculos, articulações ou ligamentos do corpo.

Continua após a publicidade

Otorrinolaringologia

O otorrinolaringologista, também conhecido apenas como otorrino, é o médico que cuida do nariz, do ouvido e da garganta. De forma geral, o especialista é conhecido por tratar de condições que afetam cabeça e pescoço. Na infância, é muito comum que crianças sejam atendidas para o tratamento de otites (dor de ouvido) ou ainda de faringites e amigdalites (inflamações da garganta).

Pediatria

O pediatra é considerado um clínico geral, mas especializado no atendimento de crianças e adolescentes até os 18 anos. Uma consulta com este médico pode ser agendada para tratar diferentes condições, como em casos de febre e dor de garganta. É ele que acompanha o desenvolvimento, observando peso, altura, coordenação motora e diversos fatores que podem ou não indicar atenção diferenciada até a chegada da vida adulta.

Continua após a publicidade

Psiquiatria

O psiquiatra é o médico responsável pelo tratamento de transtornos mentais e de comportamento. Nesse sentido, o especialista pode ser acionado em casos de dependência química, depressão ou ansiedade. É preciso lembrar que a sua atuação não é a mesma que a do psicólogo, mas os tratamentos podem ser complementares.

Reumatologia

Responsável pelo estudo das doenças que afetam os tecidos conjuntivos, o reumatologista é especializado em doenças reumáticas, sendo muito procurado em casos de dores em músculos e articulações, principalmente em idosos. São casos da fibromialgia (dores pelo corpo) ou artroses (desgaste da cartilagem), por exemplo, mas mais de 200 doenças podem ser diagnosticadas pelo especialista.

Urologia

Diferente do senso comum, os urologistas não cuidam exclusivamente do sistema reprodutor masculino. Na verdade, podem ser consultados por qualquer pessoa que apresente alterações no sistema urinário. Por exemplo, a consulta é válida em casos em que existem dificuldades para urinar ou dor nos rins. É ele que trata casos de cálculos renais, por exemplo.

Outras especialidades

  • Acupuntura;
  • Anestesiologia;
  • Angiologia;
  • Cirurgia cardiovascular;
  • Cirurgia da mão;
  • Cirurgia de cabeça e pescoço;
  • Cirurgia do aparelho digestivo;
  • Cirurgia geral;
  • Cirurgia oncológica;
  • Cirurgia pediátrica;
  • Cirurgia plástica;
  • Cirurgia torácica;
  • Cirurgia vascular;
  • Coloproctologia;
  • Endoscopia;
  • Genética médica;
  • Hematologia e hemoterapia;
  • Homeopatia;
  • Mastologia;
  • Medicina de emergência;
  • Medicina de tráfego;
  • Medicina esportiva;
  • Medicina física e reabilitação;
  • Medicina intensiva;
  • Medicina legal e perícia médica;
  • Medicina nuclear;
  • Medicina preventiva e social;
  • Nefrologia;
  • Neurocirurgia;
  • Nutrologia;
  • Patologia;
  • Patologia clínica/medicina laboratorial;
  • Pneumologia;
  • Radiologia e diagnóstico por imagem;
  • Radioterapia.

É importante destacar que algumas especialidades são complementares e determinados profissionais podem ter alguma formação dupla, ou seja, é sempre importante conferir a formação do médico antes do dia da consulta.

Fonte: CFM