Publicidade

Psicólogo Chris Ferguson derruba mitos sobre vício em tecnologia

Por| 24 de Maio de 2018 às 08h44

Link copiado!

Psicólogo Chris Ferguson derruba mitos sobre vício em tecnologia
Psicólogo Chris Ferguson derruba mitos sobre vício em tecnologia

Muita gente já ouviu sobre vício em tecnologia e casos de pessoas que ficaram adictas a redes sociais, videogames e até televisão. Contudo, isso cai no imaginário público, muitas vezes com nenhum ou pouco embasamento científico. Para isso, o professor de psicologia da Universidade da Stetson da Flórida, Christopher J. Ferguson, escreveu um artigo mostrando seis dos principais mitos a respeito do assunto.

Ele já é um velho conhecido da comunidade gamer por ter escrito uma série de livros sobre a relação entre violência e jogos digitais. O último, lançado em 2017, é Moral Combat: Why the War on Violent Video Games Is Wrong, em que ele defende que se preocupar com os efeitos que a violência nos jogos pode acarretar aos jovens é precipitado.

“Eu sou um psicólogo que trabalhou com adolescentes e famílias e conduziu pesquisas sobre uso de tecnologia, videogames e vício. Acredito que a maioria dessas alegações de medo sobre tecnologia são bobagens. Existem vários mitos comuns de vício em tecnologia que merecem ser desmascarados por pesquisas reais”, pontua.

A droga da tecnologia

Continua após a publicidade

Contudo, neste artigo, Ferguson quer derrubar outros mitos. A começar, ele diz, tecnologia é uma droga e não funciona da mesma forma como cocaína, heroína e metanfetaminas. Ele defende que, como as principais atividades prazerosas da vida, o uso de tecnologias aumenta a liberação de dopamina, mas nada além de uma ação parecida com nadar, ler um livro ou comer. Quantitativamente, o uso de tecnologia, como vídeogames, aumenta em cerca de 50% da dopamina no cérebro em comparação com 450% da cocaína e 1.300% de metanfetaminas.

O segundo ponto do artigo mostra que não é fácil se tornar um adicto em tecnologia. Um estudo proposto por Ferguson mostra que 3% dos jogadores de videogame desenvolveram problemas de comportamento, como faltar à escola ou problemas com notas, por conta do vício em jogos.

Doença mental

Embora seja do senso comum que o vício em tecnologia possa ser um tipo de doença mental, isso ainda não é formalizado pela ciência. Ferguson questiona uma decisão da World Health Organization de adicionar o termo “doença de games” na lista de enfermidades.

Continua após a publicidade

Ele argumenta que há estudos que mostram que esse tipo de doença está mais associada à consequência de sintomas de outros problemas, tais quais a depressão. A divisão de tecnologia e psicologia em mídias da American Psychological Association divulgou uma nota em que se mostra crítica ao termo “doença de games”. Ainda, a própria UNICEF é reticente em usar o termo "vício" para descrever o excesso de uso de tecnologia por crianças.

Outro estudo, de Oxford, mostrou que pessoas que foram consideradas viciadas em jogos não mostraram maior número de problemas de saúde e psicológicos que o grupo de controle. “Pesquisas adicionais sugeriram que qualquer problema que os superusuários de tecnologia possam sofrer tende a ser mais brando do que o que aconteceria com uma doença mental, e geralmente desaparecem por conta própria sem tratamento”, crítica.

Auto-adicção

Um outro ponto levantado por Ferguson é a tecnologia como causadora do vício de si mesma. Ou seja, que produtos tecnológicos poderiam inerentemente ser viciantes. Como já apresentado, ele volta para a pesquisa que mostra que os problemas apresentados por pessoas que usam demais a tecnologia são oriundos de outros problemas. “As pessoas não pensam que pessoas depressivas que dormem o dia todo têm um ‘vício à cama’”, aponta. “Esforços para tratar o ‘vício em tecnologia’ podem fazer pouco mais do que tratar um sintoma, deixando o verdadeiro problema intacto”.

Continua após a publicidade

O ponto que Ferguson questiona é que os aparatos tecnológicos são tão viciantes quanto quaisquer outras ações como exercício, alimentação, sexo, trabalho, sendo que poucos destes têm uma definição como doença. O que mostra, segundo ele, que a tecnologia tem uma tendência maior a ser considerada mais perigosa que outras atividades.

Suicídio

Por fim, o psicólogo questiona a relação entre o uso de tecnologia e o número de pessoas que tiram a própria vida. Ele diz que há quem aponte que o uso de aparatos eletrônicos têm criado um aumento do número de suicídios.

Contra isso, Fergunson argumenta que, nos Estados Unidos, a taxa de suicídio aumentou sobretudo depois de 2008, quando começou a crise financeira no país. Logo, a simples associação deste aumento com o uso de redes sociais e aparelhos celulares se mostra infundada.

Continua após a publicidade

“Um artigo recente vinculava o uso da tela à depressão e ao suicídio entre adolescentes. Mas outro estudioso com acesso aos mesmos dados revelou que o efeito não era maior do que a ligação entre comer batatas e suicídio. Isso é um problema: os acadêmicos às vezes fazem alegações assustadoras com base em dados minúsculos que são frequentemente blips estatísticos e não efeitos reais”.

O artigo completo está disponível no site da Fast Co Design.

Fonte: Fast Co Design