Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que crianças do Japão caminham de um jeito diferente das outras?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 16 de Agosto de 2022 às 13h40

Link copiado!

zhenzhong liu /Unsplash
zhenzhong liu /Unsplash

Em estudo publicado na revista Scientific Reports, pesquisadores apontaram que crianças japonesas desenvolvem a caminhada de forma diferente, em comparação com crianças de outros países. Para encontrar esse padrão, a equipe utilizou um sistema de análise 3D.

O grupo descobriu que o modo de andar das crianças japonesas do ensino fundamental difere por idade. Embora os padrões típicos de 6 a 12 anos sejam semelhantes aos de crianças em outros países desenvolvidos, seu desenvolvimento é diferente.

Na prática, os pesquisadores encontraram quatro diferenças importantes entre as faixas etárias. Primeiro, houve um aumento na cadência, o número de passos realizados em um minuto, entre as crianças do grupo de 11 a 12 anos em comparação com o grupo de 6 a 8 anos.

Continua após a publicidade

Em segundo lugar, houve também uma diminuição no comprimento do passo entre as crianças de 11 a 12 anos em comparação com as de 9 a 10 anos. A terceira diferença apontada é que crianças de 11 a 12 anos apresentaram menor amplitude de movimento do joelho durante a caminhada.

Por último, à medida que as crianças envelhecem, observou-se um maior momento de flexão plantar, que é o movimento quando você aponta os dedos dos pés no início do movimento de caminhada.

Os pesquisadores acreditam que as diferenças no estilo de vida e fatores culturais são os verdadeiros responsáveis pelas diferenças no caminhar das crianças japonesas. Segundo os especialistas envolvidos, essas mudanças provavelmente não afetam a saúde das crianças japonesas, mas indicam características bem particulares. De qualquer forma, esses resultados fornecem uma ferramenta importante para avaliar a caminhada de uma pessoa e determinar a eficácia de um tratamento ortopédico, por exemplo.

Continua após a publicidade

Fonte: Scientific Reports via EurekAlert!