Publicidade

Por que a Anvisa proíbe a venda de marcas de azeite? Veja a lista completa delas

Por  | 

Compartilhe:
Fidel Forato/Canaltech
Fidel Forato/Canaltech

Entre os dias 20 e 26 de maio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da venda de seis marcas de azeite. Todas as ações de recolhimento foram baseadas em identificações de produtos com algum tipo de irregularidade feitas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O Mapa é responsável pela classificação e pelo cadastro de empresas produtoras de óleos vegetais. A partir das informações do ministério, a Anvisa determina o recolhimento dos produtos em todo o território nacional.

As principais irregularidades encontradas nos produtos listados pelos órgãos federais foram:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
  • Adulteração ou falsificação;
  • Não atendimento aos padrões de rotulagem;
  • Presença de outros óleos vegetais no produto;
  • Incerteza sobre a origem ou composição do produto;
  • Falta de licenciamento junto às autoridades sanitárias.

Marcas proibidas

Dados obtidos a partir do Dossiê de Fiscalização de produtos irregulares da Anvisa apontam que, entre março de 2021 e maio de 2025, foram emitidas 11 medidas cautelares que proibiram e suspenderam a comercialização de azeites no Brasil. Confira, a seguir, a lista completa:

Data da última medida cautelarProdutoEmpresaAções de fiscalização
26/05/2025AZEITE DE OLIVA DA MARCA LA VENTOSACAIXAS COMERCIO DE GENEROS ALIMENTICIOS LTDAApreensão: Proibição: Comercialização. Distribuição. fabricação. importação. propaganda. Uso.
26/05/2025AZEITE DE OLIVA DA MARCA SANTORINIINTRALOGISTICA DISTRIBUIDORA CONCEPT LTDAApreensão: Proibição: Comercialização. Distribuição. fabricação. importação. propaganda. Uso.
22/05/2025AZEITE DE OLIVA DAS MARCAS ALMAZARA E  ESCARPAS DAS OLIVERIASSUPER MERCADO ORIENTE LTDAApreensão: Proibição: Comercialização. Distribuição. fabricação. importação. propaganda. Uso.
20/05/2025AZEITE DE OLIVA DAS MARCAS ALONSO E QUINTAS D'OLIVEIRADESCONHECIDAApreensão: Proibição: Comercialização. Distribuição. fabricação. importação. propaganda. Uso.
24/09/2024AZEITE DE OLIVA DAS MARCAS CORDILHEIRA E SERRANODESCONHECIDAApreensão: Proibição: Comercialização. Distribuição. fabricação. importação. propaganda. Uso.
21/08/2024AZEITE DE OLIVA DAS MARCAS TERRASA, VILLAS BOAS, SAN MARTIN, MIROLIVA, BELO PORTO, VILLAS PORTUGAL, CASA DO AZEITE, CASTELO DE VIANA E VALE DO MADERODESCONHECIDAApreensão: Proibição: Comercialização. Distribuição. fabricação. importação. propaganda. Uso.
18/03/2024AZEITE DE OLIVA DA MARCA VICENZOTRL INTERNACIONAL, IMPORTADORA E EXPORTADORA LTDARecolhimento: Suspensão: Comercialização. Distribuição. Propaganda. Uso. 
18/01/2022AZEITE DE OLIVA DA MARCA ALENTEJANODESCONHECIDAApreensão: Proibição: Comercialização. Distribuição. Fabricação. Uso.
22/12/2021AZEITE DE OLIVA DA MARCA QUINTA DA BEIRAFELICITA IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS LTDAProibição: Recolhimento: Comercialização. Distribuição. Uso.
31/03/2021AZEITE DE OLIVA DA MARCA VALLE VIEJODESCONHECIDAApreensão: Proibição: Comercialização. Distribuição. fabricação. Propaganda. Uso.

“A comercialização desses produtos configura uma infração sanitária. Portanto, os estabelecimentos devem separar as unidades desses produtos e comunicar o fato às Vigilâncias Sanitárias municipais para que elas possam tomar as medidas sanitárias cabíveis”, informa a Anvisa em comunicado.

Orientação aos consumidores

Uma orientação do Mapa e da Anvisa para os consumidores é sempre desconfiar de produtos com preço muito abaixo do praticado no mercado em geral. Outra dica é optar por produtos com a data de envase mais recente.

Continua após a publicidade

Os consumidores também devem evitar a compra de azeites a granel, atentar-se à data de validade e aos ingredientes dos produtos, além de conferir a lista da Anvisa de produtos que tiveram a circulação proibida.

Leia mais: 

VÍDEO | MOLHE O CAFÉ ANTES DO PREPARO

Continua após a publicidade

Fonte: Anvisa

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*