Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Poluição do ar pode aumentar casos de contaminação pelo novo coronavírus

Por| 31 de Março de 2020 às 18h28

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

O alto nível de poluição em áreas urbanas pode ser a causa do aumento da taxa de mortalidade pelo novo coronavírus, segundo especialistas com base em um estudo publicado ainda em 2018 pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

A pesquisa indica que a poluição do ar provoca um grande impacto em comunidades de baixa renda e de etnias minoritárias, sendo estas as mais vulneráveis a contraírem vírus e adoecerem. Pessoas na faixa etária dos 60 anos e aquelas que possuem condições pré-existentes, como doenças vasculares ou respiratórias, ou câncer, estão ainda mais no grupo de risco.

Ainda de acordo com o estudo, estima-se que a poluição do ar é a responsável por cerca de oito milhões de mortes todos os anos. Com o ar tóxico, infecções respiratórias, como a causada pelo novo novo coronavírus, pode ter um impacto ainda maior em pessoas que vivem nestas comunidades por já terem a saúde danificada.

Continua após a publicidade

Locais que registram altos níveis de poluição, como a China, Itália e Estados Unidos, já vêm tomando medidas para tentar evitar uma maior propagação da pandemia da COVID-19, onde vem sendo alta, mas não é tão simples assim remover centenas de anos em danos ao ar em poucos meses.

Ainda não há, no entanto, um estudo atual que relaciona a poluição do ar com a nova pandemia. Aaron Bernstein, pesquisador da Escola de Saúde Pública de Harvard, também relatou recentemente a existência de uma hipótese que indica ser mais provável que pessoas expostas ao ar poluído, ou que fumem, sejam contaminadas pelo vírus.

Por isso, a secretária geral da Aliança Europeia de Saúde Pública, Sascha Marschang, aconselha que assim que a pandemia chegar ao fim, sejam tomadas medidas urgentes de retirar veículos poluentes das ruas. "Limpar as ruas é um investimento básico para um futuro mais saudável", diz.

Continua após a publicidade

Fonte: NY Post via PNAS