Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pfizer solicita uso de vacina contra covid em crianças de 5 a 12 anos nos EUA

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Setembro de 2021 às 18h50

Link copiado!

Pfizer Brasil
Pfizer Brasil

A Pfizer solicitou ontem (28) à Agência de Medicamentos e Alimentos (FDA) dos Estados Unidos a autorização de uso emergencial da sua vacina contra covid-19 em crianças de 5 a 12 anos.

Já era esperado que a empresa realizasse o pedido em breve, segundo declarações recentes do próprio CEO. A empresa já havia anunciado resultados positivos de segurança e imunogenicidade em um estudo de fase 2/3 com 2.268 crianças em 20 de setembro.

A vacina para crianças de até 12 anos é um pouco diferente da usada em adolescentes, adultos e idosos. A dosagem utilizada é menor, de apenas 10 µg, por questão de segurança; nas demais faixas etárias, a dosagem é de 30 µg. Mesmo assim, a resposta imunológica produzida pelo imunizante foi comparável.

Continua após a publicidade

Com os dados já nas mãos da FDA, a Pfizer espera receber um parecer dentro das próximas semanas, após análise do órgão, embora ainda não haja um prazo formal para essa resposta.

A empresa também justifica a necessidade da vacina pelo fato de que, desde julho deste ano, os casos pediátricos de covid-19 dispararam em mais de 240%. Ainda que proporcionalmente poucas crianças desenvolvam formas graves da doença, quanto mais o vírus circula, mais chances ele tem de encontrar jovens vulneráveis.

A Pfizer também espera anunciar resultados dos estudos da vacina em outras faixas etárias neste ano. Estão previstos para o último trimestre os dados de mais dois grupos: de 2 a 5 anos de idade, e de 6 meses a 2 anos.