Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pesquisadores da OMS desembarcam em Wuhan para descobrir a origem do coronavírus

Por| 14 de Janeiro de 2021 às 16h15

Link copiado!

Reprodução: Pete Linforth/Pixabay
Reprodução: Pete Linforth/Pixabay

Desembarcou em Wuhan, nesta quinta-feira (14), a equipe de 13 pesquisadores da OMS (Organização Mundial de Saúde) que irão tentar desvendar a origem do coronavírus. O planejamento vem sendo idealizado desde julho do ano passado e irá estudar registros médicos de pacientes em hospitais, testar amostras de doações de sangue e de esgoto, conduzir entrevistas com as primeiras vítimas da doença e mapear as pessoas no mercado da cidade, que registrou casos da doença pela primeira vez.

A OMS diz estar ciente de que a missão não será uma tarefa fácil, contando ainda que o objetivo não é apontar culpados, mas sim obter respostas. A China, no entanto, vem tentando se esquivar da possibilidade de o vírus ter surgido em Wuhan, inclusive alegando que ele pode ter sido levado à cidade vindo de outro país. De acordo com dados atuais da pandemia em todo o mundo, quase duas milhões de pessoas já morreram devido à doença e mais de 92 milhões de infecções foram registradas. Na China, a primeira morte em oito meses foi registrada nesta semana.

Continua após a publicidade

O trabalho dos pesquisadores vai começar ainda durante o período de quarentena, que vai durar duas semanas, e dois dos pesquisadores acabaram não completando a viagem por terem o diagnóstico positivo para anticorpos da COVID-19, mas negativo no teste PCR. Antes de embarcar para a viagem, todo o grupo de 15 pessoas havia testado negativo para a doença, precisando fazer novamente ao chegar em Singapura. Os dois cientistas que ficaram para trás serão testados novamente.

Fonte: NPR, WSJ, Reuters