Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Paraná confirma parceria com a Rússia para vacina contra a COVID-19

Por| 12 de Agosto de 2020 às 17h10

Link copiado!

Welcomia/Freepik
Welcomia/Freepik

Nesta quarta-feira (12), o governo do Paraná e a Rússia assinaram documento para colaboração no desenvolvimento da vacina Sputnik V contra o coronavírus (SARS-CoV-2). Segundo a assessoria do estado, com o memorando de entendimento, no futuro, poderão desenvolver em conjunto os testes de fase 3 para o imunizante contra a COVID-19 e até mesmo produzi-lo no Brasil.

O acordo foi firmado em videoconferência com a presença do governador do Paraná, Ratinho Júnior, membros do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da embaixada da Rússia no Brasil.

Continua após a publicidade

Próximos passos

Com o acordo selado, a Rússia deve compartilhar com o governo do Paraná e com o governo federal os resultados das fases 1 e 2 dos estudos clínicos da vacina Sputnik V, que até então não foram publicados na forma de artigos científicos (validados por outros pesquisadores) em periódicos internacionais. A partir do recebimento dessas informações, a previsão é de que a fase 3 da pesquisa — quando um grupo maior de voluntários serão testados com o imunizante contra a COVID-19 — ocorra no estado.

Agora, o próximo passo para o governo do Paraná será negociar a possível transferência da tecnologia para a produção e distribuição da vacina, caso os experimentos demonstrem sua eficácia e segurança. Entretanto, é possível que a vacina russa seja apenas importada e não produzida nacionalmente. 

"A assinatura foi o primeiro passo dessa relação de confiança. Para avançar, a Rússia precisa compartilhar os dados técnicos das fases 1 e 2 da pesquisa com o Paraná, o que eu acho que vai acontecer rápido, e depois os documentos serem submetidos e analisados pela Anvisa", pontuou o chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, para o G1.

Continua após a publicidade

Em paralelo, a Anvisa deve avaliar todas as informações referentes aos testes do imunizante para que seja liberada a fase 3 da pesquisa no Brasil. Até o momento, não há um pedido de análise ou de autorização de pesquisas feito. Caso as etapas burocráticas corram conforme o esperado, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) é que será responsável por dar continuidade no estudo no Brasil.

Fonte: G1