Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Onda da Ômicron revela eficácia da vacina da Pfizer em crianças pequenas

Por| Editado por Luciana Zaramela | 08 de Fevereiro de 2022 às 10h30

Link copiado!

Governo de São Paulo
Governo de São Paulo

Com a atual onda da variante Ômicron (B.1.1.529) do coronavírus SARS-CoV-2 e os recordes de novos casos da covid-19 os Estados Unidos, a farmacêutica norte-americana Pfizer conseguiu levantar mais dados sobre a eficácia de sua vacina em crianças pequenas, de 6 meses até 4 anos.

Os dados obtidos nesse começo de ano, com a chegada da Ômicron, devem fortalecer as evidências científicas para justificar a imunização contra a covid-19 dessa nova faixa etária. Isso porque, quanto mais casos de uma doença, mais fácil é observar a capacidade (ou a incapacidade) de um imunizante na prevenção de determinada doença.

Continua após a publicidade

Aprovação da vacina em crianças pequenas

Vale lembrar que, na última terça-feira (1), a farmacêutica começou a enviar documentos para a aprovação da fórmula em menores de 5 anos nos EUA. O processo é chamado de submissão contínua. Em outras palavras, novos dados e evidências do estudo clínicos da Pfizer com crianças de 6 meses a 4 anos são enviados para análise das autoridades locais, conforme são analisados pelos cientistas.

Segundo a Pfizer, o pedido consistirá na autorização do uso emergencial de uma dose menos concentrada da vacina nessa faixa etária e na liberação de três doses, somando já o reforço. No entanto, essa questão não é consenso entre os especialistas e ainda caberá à agência Food and Drug Administration (FDA) analisar todos os dados.

Continua após a publicidade

Dados da Pfizer contra a Ômicron

De acordo com o ex-membro da FDA, Scott Gottlieb, a explosão de casos da Ômicron nos EUA deu a reguladores e cientistas a oportunidade de avaliar melhor a eficácia da vacina da Pfizer em crianças de 6 meses a 4 anos. Inclusive, todos estes dados devem ser enviados na sexta-feira (11).

"Agora, temos a oportunidade de analisar um conjunto de dados muito mais rico", explicou o pesquisador Gottlieb, durante o programa Face The Nation, do canal CBS. "Penso que [esses dados] vão dar uma imagem muito mais clara da eficácia da vacina contra a Ômicron", afirmou.

“Conforme as hospitalizações de crianças menores de 5 anos devido à covid-19 aumentaram, nosso objetivo mútuo com a FDA [agência de saúde] é nos preparar para futuros surtos de variantes e fornecer aos pais uma opção para ajudar a proteger seus filhos desse vírus”, explicou Albert Bourla, CEO da Pfizer, em comunicado.

Continua após a publicidade

Fonte: NYT e Pfizer