Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

OMS relata incerteza sobre curados da COVID-19 serem imunes a uma nova infecção

Por| 16 de Abril de 2020 às 19h15

Link copiado!

European Pharmaceutical Review
European Pharmaceutical Review

Na última segunda-feira (13), a OMS (Organização Mundial de Saúde) revelou que nem todos os pacientes que se recuperaram do novo coronavírus estão imunes, afirmando não ser garantido que todas as pessoas desenvolvam anticorpos para batalhar contra o vírus.

A notícia foi dada pelo Dr. Mike Ryan, diretor executivo da OMS, em conferência para a imprensa. "Em relação à recuperação e reinfecção, eu acredito que não temos respostas para isso. É desconhecido", disse.

Dra. Maria Van Kerkhove, cientista líder dos estudos sobre a COVID-19 da organização, também se pronunciou citando um estudo realizado em Xangai, na China, que descobriu que alguns pacientes não apresentaram anticorpos detectáveis.

Para entender melhor a resposta do organismo de pacientes curados da doença e a produção de anticorpos, que os tornam imunes a contraírem COVID-19 novamente, a OMS precisará obter novos dados de estudo. Em todo o mundo, mais de 300 mil pessoas, de 1,87 milhão de infectados, se recuperaram. De acordo com Dr. Ryan, será preciso também decifrar questões sobre como o novo coronavírus pode ser reativado no organismo de um paciente e, mesmo assim, testar negativo para a doença.

Continua após a publicidade

"Existem vários motivos para vermos a reativação da infecção, seja com o mesmo ou com outro agente infeccioso. Existem muitas situações de infecção viral em que alguém não consegue retirar o vírus completamente de seu sistema", diz o especialista, contando ainda que alguns pacientes podem perder a infecção principal, mas desenvolver uma infecção bacteriana secundária.

Estes estudos já vêm sendo conduzidos em laboratório, de acordo com a OMS, pelo Centro de Controle e Prevenção de Doença dos Estados Unidos, a fim de desenvolver um teste para detectar a presença de anticorpos do coronavírus, determinando se uma pessoa está imune ou não.

Fonte: CNBC