Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

OMS declara coronavirus como emergência mundial

Por| 30 de Janeiro de 2020 às 17h48

Link copiado!

Agência Brasil
Agência Brasil

Sabemos que o coronavirus tem sido responsável por preocupação em vários lugares do mundo desde que foi descoberto em Wuhan, na China (cidade que, inclusive, se encontra em quarentena). No entanto, nesta quinta-feira (30), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a doença oficialmente como uma emergência global.

Segundo o atual diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, "o principal motivo dessa declaração não é o que está acontecendo na China, mas o que está acontecendo em outros países". Com isso em mente, é possível afirmar que a preocupação é que o coronavirus possa se espalhar para países com sistemas de saúde mais fracos.

De acordo com a BBC, atualmente, 170 pessoas foram mortas pelo vírus na China. A OMS disse também que houve 98 casos em 18 municípios fora da China, mas nenhuma morte. A maioria dos casos surgiu em pessoas que viajaram de Wuhan. Durante uma conferência de imprensa em Genebra, Dr. Tedros chegou a descrever o vírus como um "surto sem precedentes que recebeu uma resposta sem precedentes". Com isso, o diretor da OMS elogiou as medidas que a China tomou para impedir o vírus de se espalhar.

Continua após a publicidade

Em um dos boletins do Canaltech, concluímos que ainda é muito cedo para determinar se o vírus surgiu a partir de cobras ou de outro animal. No entanto, como os morcegos fazem parte da alimentação de diversas espécies desse réptil, a teoria é de que o coronavírus tenha se desenvolvido dentro de morcegos que foram devorados por cobras, passando ainda por mutações, o que ajudou a tornar o vírus tão nocivo para humanos. Por enquanto, trata-se apenas de uma hipótese e que precisa ser comprovada por mais estudos.

Tendo essa situação em mente, várias empresas se dispuseram a ajudar os cidadãos de Wuhan. A Xiaomi — cuja sede fica em Pequim, também na China — resolveu distribuir máscaras para os moradores dessa cidade, que conta 11 milhões de habitantes. A JD.com, uma empresa de comércio eletrônico, que prometeu doar 1 milhão de máscaras e outros suprimentos médicos. Por sua vez, a Douyin, companhia que desenvolve um app semelhante ao TikTok, está realizando em seu aplicativo campanhas que trazem informações de prevenção. O Twitter também fez seu papel, por meio de uma parceria com a OMS para fazer com que os usuários tenham acesso às informações sobre o coronavirus, por meio de notificações.

Fonte: BBC