Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ômicron tem se espalhado mais rápido que qualquer outra variante, alerta OMS

Por| Editado por Luciana Zaramela | 15 de Dezembro de 2021 às 19h30

Link copiado!

Rawpixel/Envato
Rawpixel/Envato

Na última terça-feira (14), a Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu um alerta de que a Ômicron tem se espalhado com uma rapidez nunca vista, superando qualquer outra variante. Durante uma coletiva em Genebra (Suíça), o diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou que a cepa já atinge 77 países.

“A realidade é que provavelmente a Ômicron já esteja na maioria dos países, mesmo que ainda não tenha sido detectada. Mesmo que a Ômicron cause doenças menos graves, o grande número de casos pode mais uma vez sobrecarregar os sistemas de saúde despreparados", ponderou o diretor. Na ocasião, Tedros aproveitou para alertar que as vacinas devem ser aplicadas com as medidas de prevenção: uso de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos.

Na coletiva em Genebra, o diretor da OMS ainda manifestou a preocupação de que as doses de reforço contra a covid-19 aumentem a desigualdade de vacinação no mundo. Embora faça questão de esclarecer que não é contra a aplicação de uma dose de reforço para integrantes do grupo de risco, Tedros disse que a prioridade deve ser vacinar quem ainda não recebeu o imunizante.

Continua após a publicidade

Segundo a organização, 41 países ainda não chegaram a vacinar 10% da população, e 98 países ainda não alcançaram 40%. “Se permitirmos que a desigualdade continue, permitiremos que a pandemia continue”, concluiu o diretor.

Fonte: CNBC